Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Economia

em baixa

Comércio 'amarga' 8,5% de queda nas vendas em Mato Grosso, aponta IBGE

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Comércio 'amarga' 8,5% de queda nas vendas em Mato Grosso, aponta IBGE
Mato Grosso continua amargando retração nas vendas em 2016. Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta um decréscimo de 8,5% no ano, até setembro, no comparativo com 2015. O baixo desempenho em 2016 é consequência da recessão econômica vivida pelo Brasil há mais de um ano e que tem gerado desemprego, elevado a inadimplência e trazido insegurança para o consumidor.


A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada na manhã desta quinta-feira, 10 de novembro, pelo IBGE, refere-se ao mês de setembro. Os números no acumulado dos últimos 12 meses uma queda de 9,1% nas vendas do comércio varejista. Setembro apresentou 12,2% a menos de vendas em comparação ao mês em 2015.

Leia mais:
Natal cuiabano deverá ser 15% mais magro em relação ao ano passado; veja fotos

Em termos de receita nominal de vendas, Mato Grosso apresenta um crescimento de 3,3% no ano e de 2% nos últimos 12 meses. Em contrapartida, ao se analisar apenas o mês de setembro verifica-se um recuo de 1,4% ante o mês no ano passado.

Já no comércio varejista ampliado, que inclui as vendas de automóveis e materiais para a construção, o IBGE revela 10,4% de queda nas vendas em 2016 e 12% no acumulado dos 12 meses. Em setembro 12,3% de retração, frente ao ano passado.

Em recente entrevista ao Agro Olhar, o vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL-Cuiabá), Célio Fernandes, comentou que o consumidor mato-grossense está com a confiança em baixa. Além deste fato, contribuem para o desempenho negativo o alto índice de desemprego, que em Mato Grosso no acumulado de 12 meses perdeu 21 postos formais de trabalho, a alta taxa de juros e a inadimplência.

Brasil

No Brasil, segundo o IBGE, as vendas caíram 6,5% em 2016 no comparativo com o ano passado até o mês de setembro, enquanto no acumulado dos 12 meses o decréscimo apresentado pelo país é de 6,6%.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet