Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Economia

em dezembro

Intenção de consumos dos cuiabanos cresce e fica acima da média nacional

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Intenção de consumos dos cuiabanos cresce e fica acima da média nacional
A aproximação do Natal elevou a intenção do consumo dos cuiabanos, apontando perspectiva acima da média nacional. É o que revela o Índice de Consumo das Famílias (ICF), divulgado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso (Fecomércio-MT). O levantamento aponta uma intenção do cuiabano de ir às compras de 79,4 pontos em dezembro, enquanto a média brasileira é de 76,2 pontos.


O Natal é considerado a principal data comemorativa do calendário do comércio, seguido do Dia das Mães e Dia das Crianças, que competem pelo segundo lugar.

Leia mais:

Comércio ficará aberto até às 23h na Grande Cuiabá na semana do Natal

O índice de 79,4 pontos verificados em dezembro superam os 76,5 pontos de novembro e os 74,8 pontos do mês em 2015. Segundo a Fecomércio-MT, é o maior índice, inclusive, do ano.

Apesar da evolução na intenção do consumo, diante as incertezas econômicas nacionais e mato-grossenses, o índice ainda se encontra abaixo de 100 pontos, margem que demarca a fronteira entre a avaliação de insatisfação e de satisfação do consumidor.

O fato da intenção de consumo ainda estar abaixo dos 100 pontos mostra que o cuiabano ainda está cauteloso na hora de ir às compras, tanto que 62,8% dos entrevistados apontaram estar comprando menos em relação ao período o ano passado.

Ainda segundo o levantamento, 66,9% dos entrevistados revelaram não ser um bom momento para a aquisição de bens duráveis (eletrodomésticos, TV, som, etc) e 44,1% afirmaram estar mais difícil para acessar crédito/empréstimo.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet