Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Economia

efeito positivo

Ádito a Alemanha deve ajudar cooperativismo em MT

Foto: Reprodução/Ilustração

Brasil e Alemanha buscam cooperação na área da Agricultura

Brasil e Alemanha buscam cooperação na área da Agricultura

A aproximação dos gestores federais no setor da Agricultura de Brasil e Alemanha pode resultar em benefício para as cooperativas mato-grossenses. Isso porque, segundo o secretário de Estado de Agricultura da Alemanha, Robert Klooss "a Alemanha vê com atenção o avanço do Brasil no cooperativismo. Queremos trabalhar a possibilidade de parcerias tanto na produção de alimentos quanto na de energia à base de produtos agrícolas", afirmou Klooss.


Estado vai passar gestão do Centro de Comercialização da Agricultura para cooperativa
Cooperativas agropecuárias apoiarão o cadastro ambiental rural

De acordo com o Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado (OCB/Sescoop), Mato Grosso é um dos estados que registrou, nos últimos 10 anos, maior crescimento nesta área. Neste intervalo de tempo, o cooperativismo cresceu 200% no estado, puxado principalmente pelo agronegócio estadual.

Dados do (OCB/Sescoop) divulgados no 2º semestre de 2012 mostram que mais de um milhão de pessoas estão envolvidas direta ou indiretamente com esta atividade, o que corresponde a 34% da população.

Somando isso à afirmação das autoridades alemãs, que dizem ver com atenção o avanço do Brasil na área cooperativista, o setor pode esperar novas parcerias. “O Brasil é referência na implantação de sistemas cooperativos, sobretudo no agronegócio”, lembrou Klooss. A fala foi registrada durante encontro com representantes do governo brasileiro, sexta-feira (18), em Berlim.

Elogios
De acordo com o site DIC, o secretário alemão também destacou os avanços nas pesquisas na área agrícola, especialmente as empreendidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a iniciativa da empresa de propagar as suas tecnologias a países africanos - para que estas nações desenvolvam a produção de alimentos com maior produtividade e respeito ao meio ambiente.

Kloss ainda elogiou a maneira como foi aprovado o novo Código Florestal do Brasil, por meio de acordo e longa discussão no Congresso Nacional, com todas as áreas de interesse do setor.

A reunião de sexta faz parte das agendas bilaterais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Autoridades
Participaram da reunião o vice-ministro José Carlos Vaz e os secretários da pasta Ênio Marques (Defesa Agropecuária) e Célio Porto (Relações Internacionais).

Da Alemanha, além do secretário Kloss, estiveram presentes a secretária de Relações Internacionais da Agricultura, Tanja Thiele, e a atual diretora-geral da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), Karin Schwabenbauer, que substituiu Bernard Vallat na liderança do órgão.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet