Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Economia

Ibovespa cai em janeiro e caminha para mais um mês volátil

A Bovespa registrou um início de ano ruim, acumulando queda em janeiro e com perspectivas de mais um mês difícil à frente, a medida que balanços das empresas tendem a vir fracos, refletindo o baixo desempenho da economia brasileira.


O principal índice da bolsa, o Ibovespa, fechou o mês com queda de 1,95 por cento, apesar do forte ingresso de estrangeiros na bolsa paulista. Em janeiro até o dia 29, dado mais recente disponível, o saldo de investimento estrangeiro na Bovespa estava positivo em 4,3 bilhões de reais.

Nesta quinta-feira, o índice subiu 0,72 por cento, a 59.761 pontos, sendo que o giro financeiro do pregão ficou em 8,92 bilhões de reais.

"O mercado começou (o mês) com expectativa de melhora na economia global, o que ainda vai demandar algum tempo. Aqui, alguns balanços não agradaram, e a Petrobras também minou os ânimos", explicou sócio-diretor da AZ Investimentos, Ricardo Zeno, no Rio de Janeiro, citando o reajuste da gasolina abaixo das expectativas, o que prejudicou as ações da petrolífera estatal na véspera.

Segundo ele, os balanços financeiros já divulgados não têm apresentado bons números, refletindo a fraca atividade econômica, e esse cenário deve permanecer em fevereiro.

"A volatilidade vai continuar. Só vejo melhora a partir do segundo semestre."

Ariovaldo dos Santos, gerente de renda variável da corretora H.Commcor, também considera que os balanços corporativos devem pesar no Ibovespa em fevereiro, e ressaltou que as expectativas para a Petrobras apontam para um resultado fraco. A empresa divulga seus dados na segunda-feira, após o fechamento da bolsa.

"O cenário é de bastante volatilidade em função dos resultados que vão sair", disse.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet