Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 16 de julho de 2024

Notícias | Economia

depois da seca

Preço médio do café cai 30% no ano e produtores apostam na florada da próxima safra

O preço médio do café no acumulado de 2012 registra uma queda de 30%, consequência da safra de 50 milhões de toneladas que ampliou a oferta no mercado. Alguns analistas acreditam que até o fim do ano ainda haverá espaço para uma pequena queda. Outros apostam em alta. Tudo vai depender da florada para próxima safra que será conhecida neste mês.


Segundo reportagem do Canal Rural, se a seca castigar os cafezais, tudo indica que a produção pode ser menor. Neste caso, quem tem estoque deve segurar o grão e forçar uma alta nos preços. Agora, se o clima contribuir para uma boa safra em 2013, muitos cafeicultores devem vender boa parte dos estoques, o que aumenta a oferta e diminui o preço.

O Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (CeCafé) demonstra confiança de que o momento é bom para os produtores. O presidente da entidade, Guilherme Braga avalia que o cafeicultor está capitalizado e com estoque na mão. Ele não acredita em queda no preço até o fim do ano e vai além, aposta numa leve alta.

Em meio a toda esta indefinição, no mercado, a bolsa de Nova York teve a maior alta dos últimos dois meses e meio. Os valores chegaram a 183 centavos por libra peso – um aumento de cinco centavos. Segundo especialistas, a apreciação não é significativa, mas, mesmo assim, é uma boa notícia.

A exportação foi o principal destino da última safra. Dos 50 milhões de toneladas que saíram dos cafezais brasileiros, 30 milhões foram exportados e 20 milhões vendidos no mercado interno. Para o economista Fábio Silveira, que analisa o comportamento do mercado a longo prazo, a queda de 30% nos preços registrada em 2012 já era esperada em função da boa safra. Ele acredita ainda que até o final do ano há pouco espaço para desvalorização. No entanto, as cotações em 2013 podem cair.

"Não é nem momento para sair vendendo tudo porque, senão, vai haver uma queda drástica nos preços. Deve-se aguardar porque o cenário não é nem amistoso nem catastrófico", afirmou à reportagem.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet