Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Economia

Inova Brasil

PR: Finep apresenta planos de financiamentos de projetos

26 Abr 2013 - 12:15

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA OCEPAR/SESCOOP-PR

Apresentar o Inova Brasil, um programa de apoio à inovação às empresas e que este ano tem um orçamento de R$ 8 bilhões, com taxas a partir de 2,5% ao ano para inovações críticas e a partir de 3,5% para inovações pioneiras, e também o Inova Empresas, um programa lançado recentemente pelo governo federal e que irá aplicar R$ 32,9 bilhões nos próximos dois anos em inovação. Este foi o objetivo da participação do Chefe do Departamento de Agronegócios e Alimentos da Finep - Agência Brasileira da Inovação, Luiz Felipe Maciel, no Fórum de Inovação do Sistema Ocepar, que acontece nesta quinta-feira (25/04), na sede da organização, em Curitiba. “A Finep é uma importante apoiadora de projetos e tem, ao longo dos anos, ampliado seu escopo, atuando com mais empresas e outras atividades dentro do sistema de inovação. Temos avançado, indo até a fase de planta pioneira, comercialização pioneira, não se restringindo mais apenas a pesquisa”, disse.


Inova Empresas – Segundo ele, no âmbito da Inova Empresas, serão atendidos diversos setores, sendo que cada setor está lançando editais específicos. “Já temos alguns, a exemplo do Inova Energia, o Inova Petro, o Inova Saúde, e devemos lançar em breve o Inova Agro e o Inova Defesa, que são editais que conjugam instrumentos de diversas instituições, como BNDES e outras instituições parceiras, dependendo do setor”, disse.

Inova Brasil – Já o Inova Brasil é uma linha contínua de financiamento que tem por objetivo o apoio aos Planos de Investimentos Estratégicos em Inovação das Empresas Brasileiras, detalhados em metas e objetivos pretendidos durante o período de tempo do financiamento, em consonância com o Plano Brasil Maior - PBM do Governo Federal e as seguintes diretrizes: aumento de competitividade nacional e internacional; incremento de atividades de pesquisa e desenvolvimento realizadas no país e cujos investimentos sejam compatíveis com a dinâmica tecnológica dos setores em que atuam; inovação com relevância regional ou inserida em arranjos produtivos locais, objeto de programas do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; contribuição mensurável para o adensamento tecnológico e dinamização de cadeias produtivas; parceria com universidades e/ou instituições de pesquisa do País. As empresas que têm interesse nesta linha podem entrar no site da Finep (www.finep.gov.br) e participar.

A Finep – A Finep atua com a finalidade de promover o desenvolvimento econômico e social do Brasil por meio do fomento público à Ciência, Tecnologia e Inovação em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas ou privadas. Para 2013, segundo Maciel, a Finep irá implantar algumas novidades que devem simplificar e agilizar a análise dos projetos para liberação dos recursos. “Será implantado um cadastro, em que a empresa irá informar suas informações econômicas e financeiras. A Finep terá cerca de30 dias para analisar os dados. Desta forma, a empresa terá um pré-cadastro aprovado. A vantagem é que saberá, de antemão, o quanto pode ser liberado”, contou.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet