Olhar Agro & Negócios

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Economia

projeção

Perspectiva da Selic é elevado para 8,5% em 2013; PIB cresce 2,77%

Economistas de instituições financeiras elevaram a perspectiva para a Selic neste ano após o Banco Central ter aumentado a taxa básica de juros na semana passada, ao mesmo tempo em que reduziram a projeção para a expansão da economia tanto para 2013 quanto 2014.

Foto: Reprodução / Ilustração

Perspectiva da Selic é elevado para a 8,5% em 2013; PIB cresce 2,77%

Perspectiva da Selic é elevado para a 8,5% em 2013; PIB cresce 2,77%

Após o Banco Central ter elevado a taxa básica de juros na semana passada, economistas de instituições financeiras aumentaram a perspectiva para a Selic neste ano. Outra boa notícia para a economia brasileira foi a redução da projeção para a expansão da economia, tanto para 2013 quanto 2014.


Mitsubishi passa a controlar 80% da Ceagro por US$ 498 milhões

De acordo com a pesquisa Focus do BC divulgada nesta segunda-feira, a perspectiva dos economistas agora é de que a Selic encerre este ano a 8,5 por cento, ante 8,25 por cento previstos na semana anterior. Segundo informações da Reuters, as instituições que mais acertam as projeções no Focus--, a perspectiva de curto prazo para a Selic neste ano foi mais ampliada ainda, passando a 8,75 por cento, ante 8,25 por cento na mediana.

O Comitê de Política Monetária (Copom) do BC acelerou o ritmo de aperto monetário na semana passada ao elevar a taxa em 0,5 ponto percentual, para 8 por cento ao ano, em decisão unânime e que endurece o combate à inflação.

A decisão foi tomada horas depois da divulgação do crescimento decepcionante da economia brasileira no primeiro trimestre deste ano, de apenas 0,6 por cento, mostrando que o BC está priorizando o combate à inflação apesar da fragilidade da atividade.

Uma fonte do governo disse à Reuters na sexta-feira que tanto a inflação corrente quanto suas expectativas estão afetando a atividade econômica e que, por isso, a alta mais forte da Selic vai ajudar a recuperar a confiança.

Para 2014, o Focus apontou manutenção da expectativa para a Selic em 8,50 por cento, enquanto o Top 5 elevou as contas a 9,25 por cento, ante 8,75 por cento.

Após a divulgação dos dados do PIB, os economistas consultados no Focus reduziram pela terceira semana seguida a projeção para a expansão econômica neste ano a 2,77 por cento, ante alta de 2,93 por cento. Para 2014, a projeção foi reduzida a 3,40 por cento, após 11 semanas de manutenção em 3,5 por cento.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet