Olhar Agro & Negócios

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Economia

Braços cruzados

Greve do Dnit completa dez dias; audiência tenta solucionar impasse

Foto: Reprodução/Ilustração

Greve do Dnit completa dez dias; audiência tenta solucionar impasse
A greve dos servidores do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) já dura dez dias e audiência pública realizada na Câmara dos Deputados para tentar dar soluções ao problema. A reestruturação do plano de cargos e salários da autarquia, a realização de concurso público, equiparação salarial em relação às agências reguladoras e reposicionamento da carreira no âmbito do executivo foram debatidos em audiência pública realizada nesta semana.


“Dnit está sendo canibalizado pelas demais carreiras da estrutura federal”, afirma servidor em greve
Servidores do Dnit de Mato Grosso iniciam greve 

O encontro foi organizado pelo deputado Federal Wellington Fagundes (PR/MT). Durante a reunião o parlamentar concordou com as reivindicações feitas pelos servidores. “Esta autarquia tem grande importância estratégica para o país, uma vez que é responsável pela execução das diretrizes da política nacional de infraestrutura de transportes rodoviário, ferroviário e hidroviário. Precisamos encontrar um consenso, pois uma greve na proporção que se encontra acarretará atrasos em diversas obras espalhadas pelo país”.

Segundo a assessoria, devido à greve, projetos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) estão paralisados. De acordo com o diretor do Dnit, Tarcísio de Freitas, os servidores têm enfrentado dificuldades para executar o orçamento anual do departamento, que em 2013 foi de aproximadamente R$ 12 bilhões.

“O departamento possui hoje 2.500 servidores em todo o país, destes apenas 758 são engenheiros. Isso acontece porque a autarquia tem a média salarial muito abaixo de outros órgãos e agências reguladoras”, explicou.
Por outro lado, o secretário de relações do trabalho no serviço público do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, disse que o governo federal continua aberto ao diálogo e procura uma forma para que as demandas da categoria sejam atendidas.

“Fizemos ao Dnit a mesma proposta oferecida aos demais servidores federais, isto é um reajuste salarial de 15,8%, dividido em duas parcelas, a primeira em janeiro de 2014 e a segunda, em janeiro de 2015, mas ela não foi aceita, dessa forma continuamos as negociações”, ponderou.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet