Olhar Agro & Negócios

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Economia

Frango abatido: a pior relação de preços com a ave viva

Analisando-se essa relação (diferença de preços do abatido resfriado no grande atacado de São Paulo comparativamente ao preço obtido pelo produtor nas granjas do interior paulista) de janeiro de 2012 para cá (quase 20 meses), observa-se, por exemplo, que em fevereiro do ano passado o frango abatido chegou a alcançar valores que ficaram entre 60% a 70% acima do preço obtido pelo frango vivo.


Era uma clara demonstração de que o volume de aves vivas excedia significativamente a necessidade dos abatedouros, situação que seria corrigida na sequência com a redução no alojamento de pintos de uma dia.

Em 2013, situação mais ou menos similar foi observada com mais intensidade na primeira quinzena de maio, por ocasião da passagem do Dia das Mães. Mas a relação então registrada esteve favorável ao frango abatido não tanto porque este tenha sofrido forte valorização, mas sobretudo porque o frango vivo chegava na época ao menor patamar registrado neste ano.

Como ocorre habitualmente a cada novo início de mês, em agosto corrente (e pelo menos até aqui) o frango abatido vem obtendo boa valorização. Que, no entanto, permanece muito aquém da obtida pelo frango vivo. Daí a pior relação de preços do período analisado – o diferencial entre ave viva e abatida sendo inferior a 20%.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet