Olhar Agro & Negócios

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Economia

Ubabef avalia perda de competitividade das exportações de carne de frango

Um estudo da União Brasileira de Avicultura (Ubabef) concluiu que o Brasil poderia ter obtido receitas adicionais de US$ 1,650 bilhão e gerado cerca de 94 mil empregos diretos e indiretos nos últimos quatro anos se não houvesse perdido a competitividade das exportações da carne de frango. Até 2020, o prejuízo poderia ser de 103 mil empregos diretos e indiretos na cadeia avícola, caso o quadro permaneça o mesmo.


De acordo com o estudo, o principal gargalo da competitividade da indústria avícola nacional está nos altos custos industriais. Destes, os mais relevantes são os custos de mão de obra, de embalagem e de investimentos.

A perda de competitividade do Brasil no mercado internacional de carne de frango pode ser observada pela redução da participação do país nas exportações mundiais do produto. No período de 2001 a 2004, a participação era de 30%, passando para 39% no período 2005 a 2008 e caindo para 37% no quadriênio 2009 a 2012.

O documento destaca que a melhoria da competitividade na indústria avícola nacional passa pelo aumento da produtividade da mão de obra. O setor responde por 347 mil empregos diretos.

– Precisamos incentivar a modernização e a automação das agroindústrias avícolas, além de investir em capacitação da mão de obra – afirma o presidente executivo da Ubebef, Francisco Turra.

O trabalho será apresentado durante o Salão Internacional da Avicultura (SIAV), que acontece entre os próximos dias 27 e 29, em São Paulo.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet