Olhar Agro & Negócios

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Economia

Exportação de café de Uganda cresce 36% em agosto, informa UCDA

As exportações de café de Uganda aumentaram 36% em agosto, para 318.338 sacas de 60 quilos cada, ante 233.451 sacas em igual período do ano anterior, mostrou relatório divulgado nesta quinta-feira pela Autoridade de Desenvolvimento de Café (UCDA, na sigla em inglês). Segundo a organização, produtividades maiores nas regiões oeste e sul do país permitiram ao país expandir os volumes embarcados.


No acumulado da temporada iniciada em outubro de 2012, foram exportadas 3,36 milhões de sacas, 31% mais que as 2,55 milhões de sacas verificadas no mesmo intervalo de 2011/12. 'As produtividades do café têm sido muito boas. As chuvas vieram mais cedo e ajudaram na floração e na formação dos grãos nas principais áreas de cultivo', explicou David Muwonge, diretor de comercialização e produção da associação nacional dos cafeicultores, conhecida como Nucafe.

Os embarques do produto nos primeiros 11 meses do ano comercial foram os maiores em mais de seis anos. A UCDA atribui o rendimento maior dos cafezais ao clima favorável e ao programa de replantio, que começou em 2006, para substituir os pés mais velhos e menos produtivos por novos. A quantidade exportada no acumulado de 2012/13 já supera as 3,2 milhões de sacas previstas para toda temporada.

Uganda planeja elevar a produção para mais de 4,5 milhões de sacas até 2015 para ampliar os ganhos obtidos com as exportações. O café o principal produto embarcado ao exterior e a segunda principal fonte de receita depois do turismo. Em 2011/12, o país exportou 2,73 milhões de sacas. Fonte: Dow Jones Newswires.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet