Olhar Agro & Negócios

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Economia

IBGE reduz estimativa de produção para quatro safras em 2013

As projeções para as safras de trigo, feijão, algodão e sorgo caíram em agosto em relação a julho, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mesmo assim, o Brasil deve registrar mais uma safra recorde em grãos, com produção de 187,3 milhões de toneladas (+15,7% ante 2012), segundo a projeção de agosto.


Uma das principais quedas foi em relação às estimativas de colheitas de trigo (-12,7% ante o mês passado, para 5,104 milhões de toneladas), afetadas pelas geadas na Região Sul. O Paraná, segundo maior produtor, registrou queda de 26,5% na previsão na comparação com julho. Ainda assim, a colheita total deve superar a de 2012 em 16,5%.

O sorgo, utilizado principalmente como ração para bovinos de leite, suínos e aves, também teve a previsão de safra em agosto reduzida ante o mês passado, em 16,9%, para 2,086 milhões de toneladas. Apesar disso, a colheita deve ser maior em 2,3% em relação a 2012. A diminuição se deu porque produtores, especialmente em Goiás, optaram por cultivar o milho, de acordo com o coordenador de Agropecuária do IBGE, Mauro Andreazzi.

Além disso, a projeção de produção nas três safras do feijão caiu, em função da estiagem, principalmente no Nordeste. Para a 1ª safra, a estimativa de produção em 2013 caiu 4,1% ante a projeção feita julho, para 1,130 milhões de toneladas, puxada por reduções em Pernambuco (-75,2%) e Bahia (-34,6%).

Já na 2ª safra de feijão, a queda das expectativas foi de 0,8% em relação ao mês passado, para 1,330 milhões de toneladas. Na 3ª safra, a colheita deve ser 7,6% menor, na comparação com as previsões de julho. 'Estima-se uma diminuição na área plantada de 0,7% e no rendimento médio de 6,9% em relação ao último levantamento', previu o IBGE em nota oficial.

Os produtores de algodão herbáceo, além de não contarem com preços favoráveis ao plantio, sofreram com a estiagem e o ataque de pragas, especialmente no Nordeste. Por essa razão, o IBGE reduziu a previsão em 1,8% ante a projeção feita em julho, para 3,382 milhões de toneladas em agosto.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet