Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Projeto cria técnicas de manejo para evitar predação da onça no Pantanal

O projeto Gadonça criou várias técnicas de manejo para evitar a predação da onça pintada no Pantanal. Usando as ferramentas e os resultados da pesquisa feita durante 10 anos, foi possível conciliar a criação de gado de corte com a preservação da fauna pantaneira.


Com o aval do Ibama e do Instituto Pró-Carnívoros, o biólogo Rodrigo Azevedo criou o projeto Gadonça. Ele estudou o comportamento das onças pintadas da região de Miranda durante dez anos e desenvolveu métodos de prevenção dos ataques.

A fazenda San Francisco que cria animais da raça Senepol originária do Senegal na África, adota o manejo há oito anos. Eles fazem cruzamento industrial do Senepol com Nelore e também vendem animais puros. Por isso cada cabeça que se perde para a onça é prejuízo certo.

Segundo as técnicas do projeto, se a onça atacar, a medida número um é tirar o rebanho daquele espaço. Outra técnica usada para evitar ataques, é isolar com cerca uma área de pastagem a pelo menos 200 metros de distância da mata da fazenda para servir de maternidade. Isto vai fazer com que as fêmeas entrem em trabalho de parto longe do lugar onde vive a onça.

Outra técnica adotada pelo Gadonça é a de programar os nascimentos dos bezerros numa mesma época. A programação pode ser feita através da inseminação artificial das vacas, cujos cios são programados através do método de Iatf (Inseminação em Tempo Fixo).

O projeto também está testando a introdução de búfalos nas bordas de mata. Essa ideia é inspirada no papel natural que os búfalos desempenham na África. Lá eles enfrentam um outro felino bem maior que a onça: o leão.

Por enquanto a fazenda San Francisco mantém apenas um pequeno grupo de búfalos para testar a adaptação deles ao ambiente do Pantanal. Mas o resultado é satisfatório já que desde a introdução do animal, nenhum bezerro ou gado foi atacado.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet