Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Ameaçadas de extinção, araras azuis procriam dois filhotes em Uberaba

O nascimento de dois filhotes de arara azul, espécie ameaçada de extinção, está despertando a atenção para uma reserva ecológica de Uberaba, no Triângulo Mineiro.


É a primeira vez, em nove anos, que o casal de araras azuis que vive no santuário consegue procriar, mesmo estando fora do habitat natural. A reprodução é difícil porque a espécie não é nativa do cerrado e não encontra na região matéria-prima para fazer seu ninho.

Por isso, a reserva teve uma ideia de adaptação: em uma estrutura de caixa d'água foi feito um forro com serragem. E as araras chocaram os dois filhotes lá dentro. Os filhotes, filmados por um celular, completaram 60 dias de vida e estão quase prontos para dar o primeiro voo.

Segundo o biólogo Thiago Pires, o fato dos dois filhotes sobreviverem é algo excepcional para a espécie. "Essas aves em vida livre, normalmente vinga só um filhote. A própria seleção natural se encarrega de entrar em ação a partir do nascimento. No caso da arara azul, ela começa a competição no ninho. O mais forte e mais adaptado compete pela comida e normalmente só sobrevive um filhote", explica.

O santuário ecológico está localizado no meio do cerrado mineiro. Abriga mais de 200 animais exóticos, todos devidamente registrados. Os filhotes de araras azuis devem permanecer na reserva.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet