Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

10% a mais

Recolhimento de embalagens de agrotóxico em Mato Grosso supera marca nacional

Foto: Reprodução/Ilustração

Recolhimento de embalagens de agrotóxico em Mato Grosso supera marca nacional
O Estado de Mato Grosso aumentou em 10% o recolhimento de embalagens de defensivos agrícolas em 2013. Enquanto em 2012, o estado recolheu mais de 8,600 toneladas, no ano passado o Sistema Campo Limpo retirou mais de 9,560 toneladas desses recipientes.


Leia mais: Senar garante novas turmas de treinamento de Transporte de Produtos Perigosos

A quantidade ultrapassa até mesmo à média nacional que em 2013 aumentou em 8% o número de embalagens recolhidas. O estado tem importante representatividade no cenário brasileiro de destinação das embalagens, e junto do Paraná, São Paulo, Goiás e Rio Grande do Sul está entre os estados que mais destinaram neste ano. Eles correspondem a 70% do total recolhido.

O Sistema Campo Limpo é responsável pela logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas, e, é formado por agricultores, fabricantes representados pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV).

De acordo com a coordenadora regional de Operações do inpEV da ragião, Rosângela Soto, a expressividade dos índices, bem como a forte integração dos elos da cadeia, colocam o sistema de destinação de embalagens vazias de defensivos agrícolas como um exemplo de sucesso na gestão de resíduos sólidos.

De acordo com o estudo do inpEV, em 2013, foram retiradas do meio ambiente mais de 40 mil toneladas do material em todo o país. O resultado ultrapassa o total destinado no ano anterior. Desde o início de suas atividades, em 2002, o Sistema Campo Limpo já destinou mais de 280 mil toneladas de embalagens.

O Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, é uma entidade sem fins lucrativos criada pela indústria fabricante de agrotóxicos para realizar a gestão pós-consumo das embalagens vazias de seus produtos de acordo com a Lei Federal nº 9.974/2000 e o Decreto Federal nº 4.074/2002.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet