Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

mais segurança

Defesa Civil discute estratégias para minimizar consequências de desastres naturais

Foto: Michel Alvim

Defesa Civil discute estratégias para minimizar consequências de desastres naturais
Com a intenção de traçar a realidade de cada bairro e orientar a população sobre as ações que podem ser realizadas para minimizar desastres, será realizado até esta sexta-feira (07), a 1º Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil. O evento será no auritório do Ministério Público Estadual.


Leia mais: 
Mato Grosso está em 14º lugar o ranking nacional em produção de mamão

Agronegócio contrata R$ 91 bilhões pelo plano agrícola e pecuário 2013/14

Serão traçadas novas estratégias para prevenção e gestão de emergências e desastres. O coordenador da Defesa Civil de Cuiabá, Oscar Amélito, explica que a discussão é importante para reduzir as eventuais consequências negativas geradas por eventos adversos.

“É muito importante a participação de todos os segmentos da sociedade, principalmente daquelas pessoas que sofrem diretamente com a ocorrência desses eventos. Queremos levar a Defesa Civil para todos os bairros, conscientizar e preparar a população para evitar a ocorrência de tragédias”, disse.

Com esse objetivo, serão instalados Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil nos bairros da Capital. Os núcleos contarão com a contribuição de voluntários para auxiliar a população em situações de emergência, como chuvas muito intensas, enchentes, alagamentos e queimadas urbanas (principais ocorrências registradas no Município). Para isso, os voluntários receberão treinamento sobre como agir durante tais ocorrências.

Leno Queiroz, chefe da divisão de capacitação da Superintendência Nacional de Defesa Civil, ressaltou a relevância do debate. “As ideias definidas durante essa conferência serão levadas pelos delegados eleitos para a conferência estadual e depois para a Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil. Essa é a oportunidade de os cidadãos sugerirem estratégias para melhorar o atendimento nos bairros”.

Segundo o superintendente estadual da Defesa Civil, coronel Sérgio Delamônica, a iniciativa é fundamental para tornar Cuiabá uma cidade resiliente, ou seja, preparada para eventos adversos, de modo a reduzir ao máximo as consequências que possam ser geradas por eles.

Para o presidente do bairro Jardim Santa Isabel, Geraldo Juliano, a conscientização e a população dos moradores dos bairros é muito importante. “Essa é uma brilhante iniciativa e refletirá resultados positivos para a população”, disse.

Edson Pires, presidente do bairro Jardim Brasil, comemorou a implantação de núcleos regionais de Defesa Civil. “Vamos traçar um plano de ação para a nossa região e isso poderá servir como base para a elaboração de políticas públicas para serem executadas em outros municípios do Estado”, ressaltou.

A abertura do evento foi realizada nesta manhã e contou com a presença de representantes das Defesas Civis nacional e estadual, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cruz Vermelha de Mato Grosso, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Exército, Marinha, Aeronáutica, secretários municipais e presidentes de diversos bairros da Capital.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet