Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

AVANÇO

Sala para Monitoramento da Exploração Florestal é criada através de convênio

Foto: Viviane Petroli/Agro Olhar

Sala para Monitoramento da Exploração Florestal é criada através de convênio
Mato Grosso tem a partir de agora uma Sala de Situação do Monitoramento da Exploração Florestal. A criação da sala tem como objetivo o acompanhamento, por meio de sensor remoto, a exploração em áreas de Planos de Manejo Florestal Sustentável (PMFS).


A criação da sala é decorrente a um convênio firmado entre o Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira (Cipem) e a Secretária de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT). O convênio foi firmado no dia 24 de julho durante reunião com presidentes de oito sindicatos que integram o Cipem, com o presidente do Sistema da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Jandir Milan, e o secretário estadual de Meio Ambiente, José Lacerda.

Leia também
iLPF instiga jovens de programa voltado para a gestão familiar no campo; Veja fotos
Pesquisa aponta viabilidade econômica do sistema de integração iLPF

Para o presidente da Fiemt, Jandir Milan, diante do potencial econômico do setor florestal mato-grossense seria preciso à criação de uma secretaria específica de governo para o segmento. Na sua visão é necessária uma atuação mais transparente do governo de Mato Grosso, assim como das empresas do setor.

Conforme o diretor do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad), Jaldes Langer, cada vez mais o setor busca adequar-se para atender às exigências legais e assim garantir as liberações das áreas de manejo florestal.

Hoje uma das preocupações é quanto às chuvas. “Estamos no meio da safra da madeira e com chuvas já se apresentando em algumas regiões. Isso gera preocupação quanto à garantia de matéria-prima e por isso precisamos da aprovação dos projetos de manejo, para garantir a oferta de matéria-prima de origem legal”, diz Langer.

Para o presidente do Sindicato dos Madeireiros do Extremo Norte de Mato Grosso (Simenorte), Eleandro Kremmer, com a instalação da Sala de Situação do Monitoramento da Exploração Florestal "será possível contrapor algumas situações com o auxílio da Sema".
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet