Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

ÍNDIGENAS

Povo Nambiquara realiza intercâmbio de mudas com foco na qualidade de vida

Foto: Thiago Foresti/OPAN

Povo Nambiquara realiza intercâmbio de mudas com foco na qualidade de vida
Mudas de bananeira, amendoim, cará, batata, milho, feijão-favo e fumo. Estas foram algumas das mudas trocadas entre índios do povo Nambiquara em Mato Grosso, em julho, durante um Intercâmbio de Sementes entre Indígenas. As aldeias participantes estão localizadas em Sapezal, Brasnorte e Comodoro.


o intercâmbio foi realizado pelo Projeto Berço das Águas, executado pela Operação Amazônia Nativa (OPAN) e patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. O evento foi realizado na aldeia Três Jacus, Terra Indígena Tirecatinga, na região Noroeste do Estado, no dia 18 de julho.

Segundo a OPAN, participaram da troca de mudas/sementes, bem como de artesanato, representantes das aldeias Manoki e Myky, em Brasnorte, além de diversas aldeias Nambiquara, localizadas nas terras indígenas Tirecatinga e Pirineus de Souza, em Sapezal e Comodoro.

Leia também
Impostos travam desenvolvimento de frutas em MT; Falta de capacitação é outro ponto Veja fotos
Projeto prevê exposição de transgênicos em prateleiras específicas e com identificação de origem

Muitas das aldeias participaram em busca de mudas com melhor qualidade que a existente em suas aldeias, como é o caso da aldeia Aroeira, na Terra Indígena Pirineus de Souza, em Comodoro, que participou do intercâmbio em busca de mudas de cana.

“O povo Nambiquara é muito ligado ao mundo espiritual, aos rituais, às conversações com os espíritos. Os pajés têm muito poder na organização social deles. Essa é a grande força desse povo. A riqueza está não no material, mas no sobrenatural”, pontua o antropólogo e indigenista da OPAN, Victor Amaral Costa.

Conforme a coordenadora do Projeto Berço das Águas, Artema Lima, o intercâmbio realizado tem a intenção de realizar a socialização dos indígenas, fortalecendo desta forma a riqueza e a diversidade produtiva entre eles, melhorando assim suas qualidades de vida. ( Com informações OPAN)
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet