Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Técnicos participam de capacitação de multiplicadores do Plano ABC

A recuperação de áreas produtivas degradadas e a promoção de alternativas sustentáveis de produção agropecuária no País estão entre os principais desafios do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Para promover a adoção dessas boas práticas agropecuárias, o Ministério investe cada vez mais na divulgação do Plano Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC) e uma das ações é a capacitação dos agentes técnicos que vão disseminar a prática entre os agricultores do Brasil.


O secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC), Caio Rocha, abriu nesta manhã o curso Capacitação Técnica de Multiplicadores do Plano ABC e falou sobre a importância da atividade para multiplicar a ação e conscientizar o produtor sobre o uso das práticas sustentáveis em suas lavouras. Apenas no ano passado, o Mapa, com instituições parceiras, capacitou mais de seis mil técnicos pelo País. O resultado disso é a disseminação do Plano e dos recursos disponíveis para financiá-lo. O Plano Agrícola e Pecuário 2012/13 aportou R$ 3,4 bilhões em linhas de crédito para o produtor custear seus projetos. Desse montante, entre julho e janeiro, já foram contratados R$ 1,9 bilhão em financiamento para o ABC.

A capacitação se estende até quinta-feira, dia 7, no Auditório Macaúba, da Embrapa Agroenergia, em Brasília. A programação prevê palestras sobre o Plano ABC, sobre o Aquecimento Global, Mudanças Climáticas e Compromissos do Brasil na COP-15 (Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas), Sistemas de Plantio Direto, Manejo de Fertilizantes, entre outros temas.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet