Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

produção integrada

Pesquisadores da Embrapa Fruticultura visitam plantios do PIF Abacaxi no Estado

E a produção tem se desenvolvido principalmente com a implantação do Programa PIF - Produção Integrada de Frutas, que estimula a produção integrada com práticas de manejo sustentável. Para acompanhar o desenvolvimento do programa, uma comitiva de pesquisadores da Embrapa Mandioca e Fruticultura, da Bahia, chegam ao Estado neste domingo, dia 14. Serão visitadas propriedades nos municípios de Palmas, Miracema do Tocantins, Rio dos Bois, Pau D’Arco, Fortaleza do Tabocão, Guaraí e Aparecida do Rio Negro.


O primeiro contato será com o secretário da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Jaime Café e técnicos da Seagro, às 8h30, de segunda-feira, dia 15, na sede da Secretaria. A visita se estenderá até sexta-feira, dia 19, quando será realizado o Dia de Campo do Abacaxi, no Projeto de Irrigação São João, onde os pesquisadores ministrarão palestras sobre plantio, tratos culturais, pragas e doenças do abacaxizeiro.

Para o assessor executivo da Diretoria de Desenvolvimento Vegetal da Seagro, José Américo Vasconcelos, é de suma importância o acompanhamento sistemático dos pesquisadores da Embrapa nos plantios que estão integrados ao PIF. “Iniciamos o programa em 2004, com a adesão de apenas um produtor, atualmente são quase 90 propriedades, distribuídas em 11 municípios, a maioria na região Central. O resultado é excelente e hoje o Tocantins é referência do PIF Abacaxi para todo Brasil”, pontua.

Vasconcelos disse ainda que o PIF de Abacaxi tem sido um sucesso, utilizando técnicas naturais para o controle de pragas e doenças nas plantações, produzindo assim frutas com qualidade e de forma econômica, respeitando o meio ambiente, a saúde do consumidor e do produtor. “Tudo isso graças à minimização do uso de agroquímicos e da integração de práticas de manejo do solo e da planta”, completa o assessor.

Programa

O PIF é do Governo Federal, coordenado pela Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e no Tocantins conta com a parceria da Seagro, Embrapa Mandioca e Fruticultura da Bahia, Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins, Adapec – Agência de Defesa Agropecuária, Sebrae – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e SFA – Superintendência Federal de Agricultura.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet