Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

responsabilidade

Novo conselho assume com desafio de discutir sustentabilidade em MT

Foto: Reprodução - Ilustração

Novo conselho assume com desafio de discutir sustentabilidade em MT
O novo Conselho Gestor do Fórum de Sustentabilidade de Mato Grosso assumiu a atual gestão com o desafio de discutir sustentabilidade em um dos estados onde o assunto é dos mais controversos: Mato Grosso. Ocorrido na sede da Embrapa Agrossilvipastoril, em Sinop, município a 477 quilômetros de Cuiabá, o evento sugeriu aos participantes um lay-out diferente do foro, que em 2013 propõe fazer uma assessoria técnica-intelectual pelos membros do Fórum e das instituições que o compõem.


Três projetos socioambientais em Mato Grosso receberão recursos da Petrobrás
Seminário reúne lideranças e produtores rurais para discutir sustentabilidade no agronegócio


O diretor do Departamento de Mudanças Climáticas da Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Adriano Santhiago de Oliveira, fez uma apresentação em que contextualizou a atuação do governo brasileiro perante as discussões mundiais sobre mudança do clima; enquanto o presidente do Conselho Gestor e pesquisador da Embrapa Agrossilvipastoril, Renato Rodrigues aproveitou lembrar que o Fórum, criado em 2012, persiste no objetivo de promover a discussão sobre sustentabilidade e assessorá-los na condução de projetos e atividades.

O trabalho do Fórum vem de encontro a política executada pelo Ministério do Meio Ambiente, que somente em 2012 financiou quase R$ 30 milhões em projetos na área de sustentabilidade a fundo perdido.

Já o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) disponibiliza quase R$ 1 bilhão para financiamentos na área. “O Fórum pode ser um instrumento importante para catalisar as iniciativas que estão germinando nos municípios e que precisam de um impulso. Será uma ponte interessante para poder apresentar projetos, não só para o Fundo Nacional de Mudança do Clima, mas no próprio Fundo Nacional do Meio Ambiente e no Fundo Amazônia”, analisa Adriano Santhiago.

Fórum de Sustentabilidade de Mato Grosso

Segundo a assessoria do conselho, o Fórum é formado por 33 representantes da Embrapa Agrossilvipastoril, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), Prefeitura de Sinop e Conselho de Desenvolvimento do Norte de Mato Grosso (Codenorte), o Conselho Gestor é gerido por uma presidência que exerce mandato de três anos. A entidade é composta pelos conselhos Fiscal, de Pesquisa, e de Comunicação e Transferência de Tecnologia.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet