Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

FINANCIAMENTO

Três projetos socioambientais em Mato Grosso receberão recursos da Petrobrás

Foto: Reprodução - Ilustração

Projeto CultivAção promove geração de emprego e renda para agricultores familiares com recuperação de áreas degradadas

Projeto CultivAção promove geração de emprego e renda para agricultores familiares com recuperação de áreas degradadas

Os projetos ambientais “Interagir” – da região extremo-norte do Araguaia – e “Bichos do Pantanal”, além do projeto social “CultivAção”, em Juruena, foram selecionados pela Petrobrás para recebem recursos, informou o gerente executivo de Responsabilidade Social da Companhia, Armando Tripodi.


Presidente da Petrobrás descarta reajuste de combustível em 2013

Em todo o Estado, 17 propostas ambientais e 52 sociais haviam pleiteado o financiamento. O volume de recursos que os projetos receberão não foi informado. Porém, sabe-se que a companhia de petróleo investirá R$ 247 milhões em 176 iniciativas de todo o país.

Interagir

O Projeto Interagir: unindo forças para recuperar, produzir e preservar no Vale do Araguaia, da Associação O Povo Indígena da Nação Unida Tapirapé, visa a interagir o conhecimento tradicional indígena e não-indígena dos agricultores familiares do município de Santa Terezinha (1.4 mil km de Cuiabá – divisa com Pará e Tocantins).

A associação quer recuperar a integridade dos ecossistemas e a dignidade socioambiental das comunidades da Terra Indígena Tapirapé/Karajá e do Projeto de Assentamento Presidente, com ações de recuperação de áreas degradadas, implantação de Sistemas Agroflorestais e revitalização de matas ciliares.

Também estão previstas ações de educação ambiental para conservação dos recursos naturais, principalmente a proteção das várzeas do Rio Araguaia e afluentes. Fixação de carbono e emissões evitadas, com base na conservação de florestas e áreas naturais; reconversão produtiva de áreas; e recuperação de áreas degradadas.

Bichos do Pantanal

O Projeto Bichos do Pantanal, do Instituto Sustentar de Responsabilidade Socioambiental, tem objetivo de ampliar o conhecimento para preservação das ariranhas e lontras, englobando também espécies que coexistem e utilizam os cursos d’água no Pantanal, e promover a conservação e a gestão sustentável através da educação ambiental e a conexão com a natureza.

O instituto pretende trabalhar de forma integrada com as políticas públicas e alinhados às ações de conservação da biodiversidade do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), visando ao desenvolvimento local e à preservação do meio ambiente, em conformidade com os “Objetivos do Milênio”.

Sustenta o projeto que proporcionará, à comunidade, oportunidades de geração de emprego e renda. Sua linha de atuação no programa é a recuperação ou conservação de espécies e ambientes costeiros, marinhos e de água doce.

CultivAção

O Projeto CultivAção - Florestania e Ações que Transformam Vidas - pretende promover a geração de emprego e renda para agricultores familiares e a inclusão social, digital e de gênero para crianças, jovens e adultos das comunidades Vale do Amanhecer,13 de Maio e Somapar, localizadas em Juruena (830 km a Noroeste de Cuiabá). A proposta busca a ampliar e reaplicar a Tecnologia Social "Mulheres da Amazônia" desenvolvida pela AMCA.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet