Olhar Agro & Negócios

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Frio alcança recordes em várias regiões do país e capital paulista tem menor temperatura nos últimos 13 anos

Uma forte massa de ar polar fez as temperaturas despencarem em todo o país nesta madrugada. No Sudeste, a temperatura ficou negativa na cidade de Rancharia, região de Presidente Prudente (-0,4ºC).


De acordo com a Somar Meteorologia, em pelo menos 15 cidades do Estado de São Paulo, esta foi a madrugada mais fria deste ano. Das 15 cidades que bateram recorde de frio nesta madrugada, a mais baixa foi registrada em Itapeva, que teve a segunda menor do Estado nesta quarta-feira, com termômetros em torno de 0,5°C e sensação térmica de -6°C.

Antes disso, a madrugada mais fria do ano na cidade foi registrada no dia 23 de julho com 5,4ºC. As demais cidades que bateram recorde de frio foram Avaré (3,3ºC), Presidente Prudente (4ºC), Barueri (4,6ºC), Valparaiso (4,8ºC), Sorocaba (5,3ºC), Iguape (5,4ºC), Lins (6,1ºC), Barra Bonita (6,4ºC), Ibitinga (6,6ºC), São Carlos (6,6ºC) e Casa Branca (8,1ºC), segundo dados dados do Inmet.

Desde 2000, São Paulo não registrava temperaturas tão baixas quanto hoje. A capital paulista teve termômetros na casa dos 5,5ºC às 2 horas da manhã, mas com sensação de 0ºC.

Antes disso o dia mais frio do ano foi registrado no dia 18 de julho de 2000, com 4,1ºC. Ontem foi um dia de frio histórico na cidade, já q a manhã e a tarde foram geladas, mínima de 9,2ºC e máxima de 10,6ºC.

Em Minas Gerais, o frio também chegou com tudo e os mineiros tiveram que tirar os casacos do armário. Na cidade de Juiz de Fora, a temperatura foi de 9,2ºC, batendo os 10,6ºC registrados no dia 9 de Maio e em Uberlândia com 8,5ºC.

SUL

Na região Sul, quase 40 cidades registraram temperaturas negativas e houve recorde de frio do ano em vários municípios incluindo as três Capitais.

No Rio Grande do Sul, os valores ficaram abaixo de zero em pelo menos 13 cidades, entre elas São José dos Ausentes com -3,8°C, Vacaria com -2,9°C, Erechim com -1,8°C, Santa Rosa -1,7°C, Quarai com -1,5°C, Cruz Alta -1,4°C, Passo Fundo -1,3°C, Frederico Westphalen e Lagoa Vermelha com -1,2°C e Bagé com -1°C. Em Porto Alegre, os termômetros marcaram 3,2°C e essa foi a menor temperatura do ano na cidade.

Em Santa Catarina 11 municípios tiveram valores negativos, sendo o menor valor na estação de Urupema com -7,4°C, seguido pelo Morro da Igreja, em Bom Jardim da Serra, com -6,8°C e sensação térmica de apenas -15°C. Em Curitibanos os termômetros chegaram a -4,2°C, Major Vieira -4,1°C, Rio Negrinho -3,9°C, São Joaquim a -2,8°C, Joaçaba -2,7°C, Rio do Campo -2,5°C, Ituporanga e Novo Horizonte com -2°C. Apesar de não ser negativa, a mínima de 3,7°C em Florianópolis foi a menor do ano.

No Paraná, o menor valor foi registrado em Inácio Martins com -4,5°C, seguido por São Mateus do Sul com -4,1°C e Clevelândia com -3,9°C. Em Castro a mínima foi de -2,9°C, em Ivaí -2,3°C, Ventania -2,1°C, Dois Vizinhos -1,8°C, Marechal Cândido Rondon -1,1°C, General Carneiro -0,6°C e Planalto -0,1°C.

Curitiba registrou recorde de frio pelo segundo dia consecutivo, com mínima de -1°C na Base aérea de Bacacheri e de -3°C no Afonso Pena, na Região Metropolitana.

De acordo com o meteorologista Celso Oliveira, da Somar, a expectativa é de que o frio perca bastante força somente a partir do fim de semana. Na madrugada do sábado, esperam-se mínimas entre 6°C e 9°C no interior da Região e na tarde do domingo a máxima chega aos 24°C no oeste dos três Estados.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet