Olhar Agro & Negócios

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Cidade de SC perde 70% da produção agrícola por causa do frio intenso

A onda de ar polar que trouxe neve e geada em proporções atípicas para o tradicional inverno catarinense representou prejuízos para dezenas de municípios. A forte geada que se formou na manhã desta quarta-feira causou perda de 70% da produção agrícola do município de Angelina, distante cerca de 70 quilômetros de Florianópolis. Plantações de repolho, couve-flor, brócolis, alface, beterraba, fumo e morango, entre outras hortaliças, que representam 80% da economia da cidade de 5,7 mil habitantes, foram destruídas. Conforme o prefeito José Nilton da Silva, resta ao município recorrer aos recursos subsidiados pelo governo estadual e federal para recompor as perdas dos agricultores. 'O dinheiro que nossos agricultores retiram da terra não tem mais como recuperar. As perdas foram grandes', comentou José Nilton. 'Os prejuízos começaram com a neve. Veio a geada e complicou ainda a situação financeira de nossos colonos', completou o prefeito.


As cidades de Rancho Queimado, Major Gercino, Leoberto Leal, Chapecó, Joinville, Jaraguá do Sul e Lages também contabilizaram perdas na agricultura e pecuária. Apiúna, na região do vale do Itajaí, registrou prejuízo de R$ 500 mil com perdas de plantações de fumo e reflorestamento de eucaliptos. Com o peso da neve sobre os galhos, as árvores quebraram. O frio intenso, combinado com o acúmulo de gelo, provocou quedas de árvores sobre as linhas transmissão que levam energia para as cidades. Itaiópolis, no Planalto Norte, chegou a decretar situação de emergência.

Na madrugada de terça-feira, 23, 35 mil unidades consumidoras dos municípios de Canoinhas, Major Vieira, Monte Castelo, Papanduva e Santa Terezinha tiveram o fornecimento de energia interrompido por causa dos cabos arrebentados e postes partidos pela ação da combinação: vento, chuva, frio, neve e geada. As maiores ocorrências no Planalto Norte foram causadas pelo tombamento de vegetação - coberta de gelo - sobre a fiação elétrica e pelo acúmulo de neve sobre as estruturas, o que afetou partes do sistema de distribuição.

Além das perdas na agricultura e falta de energia, a neve trouxe prejuízos com o desabamento de cobertura de galpões, de ginásios de esportes, postos de combustíveis e telhados de algumas residências com estrutura inapropriada para suportar o acúmulo do gelo.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet