Olhar Agro & Negócios

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

No RS, clima seco favorece o desenvolvimento do trigo

Os dias ensolorados e com temperaturas baixas têm contribuído para o desenvolvimento do trigo. Os primeiros cachos da planta começam a aparecer e o período agora é de floração.


A partir de agora, o produtor deve ter a atenção redobrada, já que possíveis geadas podem prejudicar o desenvolvimento da planta e as altas temperaturas podem ocasionar o surgimento de doenças.

Nos 30 hectares plantados em Santa Rosa, o agricultor Jairo Gaviraghi está se prevenindo. O ano passado foram colhidas, em média, 50 sacas por hectare. Agora, a expectativa é de que a produtividade seja ainda maior.

"Na safra anterior houve problema na região com a geada em setembro, que atingiu a cultura em uma fase bastante crítica. Na colheita tivemos bastante chuva e vendaval, o que reduziu cerca de 30% da produção", explica José Vanderlei Waschburger, técnico em agropecuária.

O preço atual na região também tem incentivado os produtores a investir em tecnologia aumentando a produção e qualidade da planta. "O médio é de R$ 34, enquanto na safra anterior, no mesmo período, estava em torno de R$ 27. O preço está acima da expectativa na região”.

A colheita do trigo, no Rio Grande do Sul, começa na segunda quinzena de setembro.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet