Olhar Agro & Negócios

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Ecologia

Syngenta lança plano de incentivo a práticas sustentáveis

A Syngenta, líder mundial no setor de defensivos agrícolas e terceira na área de sementes, lançou nesta quinta-feira, 19, simultaneamente no Brasil e em outros quatro países a iniciativa global 'The Good Growth Plan', que visa a lidar com grandes desafios relacionados à sustentabilidade no campo, como a questão da preservação do meio ambiente, apoio às comunidades rurais e a eficiência na utilização de recursos naturais. Segundo a empresa, o plano reflete a visão de que a produtividade agrícola precisa ser mais eficiente para alimentar a população global que aumenta em 200 mil pessoas todos os dias. Para enfrentar os desafios a Syngenta estabeleceu seis compromissos, que têm metas específicas e mensuráveis a serem alcançadas por meio do uso de tecnologias e atuação junto aos produtores rurais.


Entre os objetivos estão aumentar em 20% a produtividade em soja, milho, cana e café sem usar mais terra, água ou insumos; recuperar terras cultiváveis: converter 50 mil hectares de pastagens degradadas em solos cultiváveis; proteger as áreas com habitat para insetos polinizadores; capacitar 100 mil pequenos agricultores para o uso responsável de tecnologias, o que deve aumentar a produtividade em 50%; treinar 160 mil agricultores em boas práticas agrícolas e uso responsável das tecnologias; e promover condições justas de trabalho para toda cadeia de fornecedores.

A Syngenta apresentou o plano nesta quinta pela manhã em Brasília, na sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com a participação de autoridades, ambientalistas, agricultores e organizações não-governamentais. O mesmo evento acontece em Zurique (Suíça), Bruxelas (Bélgica), Jacarta (Indonésia) e Washington (Estados Unidos). O presidente para a América Latina da Syngenta, Antonio Carlos Guimarães, afirmou que a iniciativa é a mais ambiciosa e abrangente já lançada por uma empresa do segmento para enfrentar o desafio da segurança alimentar. 'O Good Growth Plan cria oportunidades de dialogar e trabalhar em conjunto com diversos públicos para alcançar os objetivos comuns', disse ele.

Nos eventos realizados nesta quinta a Syngenta divulgou uma pesquisa inédita, realizada em 13 países incluindo o Brasil, com 8 mil formadores de opinião de diferentes setores da sociedade, que avaliou as percepções da população urbana sobre os desafios da agricultura. A pesquisa mostrou que as pessoas estão divididas sobre como a produção de alimentos deve ser conduzida. No Brasil, 78% dos entrevistados disseram que apoiam o uso das últimas tecnologias para a produção de alimentos, mas apenas 24% concordam com o uso de defensivos agrícolas, fertilizantes e organismos geneticamente modificados.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet