Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 02 de julho de 2024

Notícias | Pecuária

Brasil e Argentina retomam negociações sobre carne suína

Os governos do Brasil e da Argentina retomaram as negociações para o aumento de importação de carne suína brasileira pela Argentina. O ministro da Agricultura, Antônio Andrade, disse que cobrou do colega, Norberto Yauhar, o cumprimento do acordo que estabeleceu uma cota de importação de 3 mil toneladas de carne por mês.


'A importação está chegando em torno de mil toneladas por mês e o ministro argentino foi bastante receptivo, e disse que vai tratar pessoalmente desta questão para que aumentemos nossas exportações de suínos', afirmou Andrade ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, em Campana, onde participa do Encontro dos Ministros de Agricultura das Américas, nesta terça-feira, 24.

Andrade informou que, em troca da ampliação do mercado aos suínos, a Argentina quer a liberação para a entrada no Brasil do limão siciliano. 'Eu acho que é bastante viável. Vamos terminar dentro do ministério todos os estudos para ver se não há entrave sanitário e estabelecer um acordo', detalhou. 'Eu falei para o ministro argentino que a relação Brasil e Argentina está acima de qualquer questão pequena econômica. Evidentemente, os produtores argentinos vão gritar quando abrir as exportações', afirmou em relação à retomada da produção nacional argentina de suínos que poderia impedir o aumento das exportações brasileiras ao mercado vizinho.

Para o ministro Yauhar, o pedido brasileiro pode ser atendido porque, mesmo com o aumento da produção local, o país tem demanda pois o consumo interno também cresceu. 'Nós necessitamos muito dos suínos produzidos pelo Brasil porque não produzimos o suficiente para atender ao aumento da demanda e as importações desta carne brasileira não prejudicam o desenvolvimento da nossa produção', declarou. Os dois ministros terão uma nova reunião em novembro, em Brasília, em data a ser confirmada.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet