Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 02 de julho de 2024

Notícias | Pecuária

Governo e setor da carne discutem programa de incentivo ao setor

O governo federal estuda a criação de um plano para aumentar a produtividade e a lucratividade da carne bovina brasileira. Entre as propostas do chamado programa Mais Carne está o aumento da segurança e da qualidade do produto. A ideia foi apresentada nesta terça, dia 24, durante reunião entre o governo e a cadeia produtiva, em Brasília. Representantes do setor aproveitaram o encontro para reclamar do atraso do repasse de recursos federais aos Estados para as ações de defesa agropecuária.


Representantes de entidades do setor pecuário ouviram as sugestões apresentadas pelo governo federal. O programa Mais Carne será criado visando quatro objetivos principais: desenvolver o melhoramento genético dos bovinos de corte, a ampliação de mercado nas exportações, a incorporação de tecnologia, além de mais segurança e qualidade dos produtos que chegam ao consumidor.

– Estamos num momento de estruturação, colhendo contribuições do setor, analisando e tentando incorporar na proposta – disse João Cruz, chefe da Assessoria de Gestão Estratégica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O setor destaca que há atraso no repasse de recursos prometidos pelo Mapa aos Estados, o que poderá atrapalhar um dos objetivos do programa, que é assegurar a qualidade dos produtos.

– Vamos correr risco muito grande com relação a doenças, pragas e vegetais, e na vigilância em portos e aeroportos. A gente não tem dinheiro, não tem como trabalhar com esse programa se a gente não tem dinheiro – disse Antenor Nogueira, presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Carne Bovina

A atribuição pelas ações de defesa agropecuária, antes de responsabilidade do Mapa, foi repassada aos Estados há dois anos. O acordo previa a destinação de R$ 160 milhões em cinco anos aos governos estaduais. Os ministérios da Fazenda e da Agricultura não comentaram o assunto.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet