Olhar Agro & Negócios

Domingo, 30 de junho de 2024

Notícias | Pecuária

Trabalho diferenciado na gestão de pessoas na pecuária: a fórmula dos bons resultados

A Fazenda Nova Terra, localizada nos municípios de Cotegipe e Wanderley (BA), é referência em eficiência produtiva e na gestão de funcionários. Hoje, a unidade da Jacarezinho no Nordeste brasileiro possui em torno de 35 mil cabeças de gado Nelore, é uma das principais produtoras de reprodutores com CEIP do país e historicamente promove grandes investimentos em novas tecnologias para fornecer animais melhoradores aos clientes que acreditam e trabalham com a genética AJ.


Mas, para se manter em alto nível, é preciso ter uma equipe eficiente, treinada e capacitada para tomar as decisões corretas e na hora exata. Para isso, a Jacarezinho conta com o apoio de Breno Barros, médico veterinário com mestrado em reprodução bovina e coach da AJ para a formação de equipes na fazenda. Com larga experiência em grandes projetos pecuários, Barros está há um ano e meio implementando seu trabalho, que consiste em preparar a equipe que faz o trabalho a campo na propriedade.

O SUCESSO COM A GESTÃO DE PESSOAS

Recentemente Breno Barros foi convidado para palestrar em um workshop cujo tema foi: Gestão de Pessoas na Pecuária de Corte. Ele falou sobre suas experiências anteriores e a atual gestão na Jacarezinho. Sob o título Experiências na Formação de Equipes para Fazendas de Pecuária com Grandes Extensões e Grande Time, Barros pontuou tudo o que uma grande propriedade busca em uma equipe de técnicos agrícolas, peões, operadores de máquina e capatazes a partir do comando do seu gestor.

Em linhas gerais, ele abordou alguns tópicos básicos que, ao longo de sua experiência como gestor em grandes fazendas, julgou necessário constar em uma equipe que faz o trabalho a campo. “Para qualificar um profissional do campo é preciso saber se ele realmente quer aquela responsabilidade para depois cobrar o desempenho e remunerá-lo de acordo com o trabalho feito, assim podendo até elevar o cargo em certo período de tempo”, destaca Barros.

COMO PREPARAR UMA EQUIPE

Outro ponto discutido pelo coach da Jacarezinho foram os critérios que devem ser levados em consideração na hora de formar uma nova equipe na fazenda.

Caráter – Este é um ponto fundamental: saber com quem se está lidando para poder contar com a pessoa no dia a dia.

Técnicos intuitivos – Vale a pena mantê-los no quadro de funcionários. Muitas vezes são aqueles que não têm nenhuma formação, mas que sabem fazer a diferença na área em que atuam.

Nativos – São importantes para os projetos que estão chegando na região e precisam de mão de obra regional. Esses são acostumados com as adversidades do local.

Casados e Solteiros – Os casados são aqueles funcionários que normalmente ficam por longo período na propriedade; já os solteiros normalmente são funcionários rotativos.

Ainda existem outros detalhes aos quais o gestor precisa atentar para saber tomar as decisões de contratação ou demissão de funcionários. “O gestor nunca deve insistir para um funcionário ficar na propriedade. Essa decisão tem que ser dele. Ao longo do trabalho a propriedade deve oferecer boas condições para todos e é nessa hora que pesa na atitude de sair ou não da fazenda”, salienta Barros.

ATRIBUIÇÕES E RELACIONAMENTO INTERNO

Após as decisões de escolha da equipe, é hora de distribuir as funções e a ordem de hierarquia. Quem vai demandar o quê e para quem. Normalmente, isso acaba fluindo de maneira simples, por ordem de experiência, grau de instrução etc. E sempre dando liberdade para que cada um tome suas decisões na área em que está atuando. Fazer pequenas reuniões com os funcionários para ouvi-los sobre soluções para os problemas cotidianos da propriedade também é uma alternativa que ajuda no relacionamento interno. Nesse momento, é quando muitas vezes o trabalhador se abre e aproveita para falar sobre as condições de trabalho, se está faltando algo para a fazenda ou para eles mesmos.

CAPACITAÇÃO E ESTÍMULO AOS FUNCIONÁRIOS E SUAS ESPOSAS

Capacitar os funcionários é uma alternativa para mantê-los satisfeitos na propriedade. Isso ajuda a dar mais confiança ao trabalhador naquilo que está fazendo. A contratação de estagiários é sempre bem vinda em uma grande propriedade. Com isso, você pode oferecer um plano de carreira e terá um funcionário completo na fazenda, que já atuou em diversas áreas. Para isso, obviamente será necessário aumentar gradativamente a renda da pessoa. Uma alternativa para ajudar a aumentar a renda da família que mora na propriedade é estimular as mulheres a fazerem determinados trabalhos. Por exemplo: se a fazenda tem que comprar mudas de alguém, que compre da esposa do funcionário.

COMO MANTER UMA EQUIPE COESA?

• Liderando: a equipe precisa saber que existe um líder que avalia todas as atitudes dos seus subordinados e isso vale para os diferentes cargos.

• Ouvir Opiniões: ouvir os funcionários sempre é uma ótima oportunidade para resolver da forma mais simples pequenos problemas, evitando que isso se torne ainda maior.

• Respeitar os Funcionários: os trabalhadores merecem ser respeitados e seus direitos e deveres devem estar bem claros entre as partes.

Esses são alguns atributos que a Agropecuária Jacarezinho acredita ser importantes para a formação de uma equipe responsável, comprometida, eficiente e satisfeita com o trabalho que faz.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet