Olhar Agro & Negócios

Domingo, 30 de junho de 2024

Notícias | Pecuária

Capim pré-secado é alternativa para alimentar o gado durante a estiagem

Uma boa alternativa para alimentar o gado leiteiro durante a estiagem tem gerado interesse entre os criadores: a produção de mini-fardos de capim pré-secado. É uma forma simples e eficiente de armazenar alimento para o rebanho.


Norberto Sebastiani é um exemplo de criador de gado que conseguiu bons resultados com este tipo de forragem. Ele produz leite em um sítio de 29 hectares, em Itapetininga, no interior de São Paulo. O rebanho de 120 cabeças tem 48 vacas em lactação. Além de pastar nos piquetes, os animais recebem ração e sal mineral no cocho.

O problema é que nos meses mais secos do ano, o pasto fica fraco na região. Uma vaca em produção precisa comer aproximadamente 50 quilos de volumoso por dia. “Normalmente, se não tem chuva, você só consegue atingir 5%, 10% dessa necessidade”, afirma o criador.

Para enfrentar esse problema, Norberto montou um manejo de armazenagem de alimento. Ele faz um pouco de silagem de milho e mantém algumas áreas de capineiras irrigadas, capins que pode ser servidos no cocho.

Outra alternativa que vem dando certo é a elaboração dos fardos de pré-secado. A ideia central é aproveitar todo o capim que sobra nos meses mais chuvosos do ano e formar um estoque de qualidade para alimentar a vacada no período mais seco.

A produção começa com a colheita dos capins. O serviço é normalmente realizado em áreas de capineira, cultivada com aveia. A colheita nos piquetes do gado é mais rara, mas pode até ocorrer nos meses de abundância de pasto.

“Nós temos um ensiladeira para colher capim, que já colhe picado. Para fazer o pré-secado, nós já usamos de todas as variedades: braquiaria, aveia, monbassa, capim elefante, napiê. Todos esses capins servem para fazer”, relata o criador.

Saindo do campo, o produto é levado para um galpão, onde começa a pré-secagem. Isso acontece porque no momento da colheita, os capins têm teor de umidade superior a 70% e, para ser armazenado em sacos, o ideal é que o material esteja com teor de umidade próximo a 60%.

Para garantir uma desidratação homogênea, um funcionário do sítio revira o volumoso a cada duas horas. A pré-secagem à sombra leva apenas dois ou três dias, dependendo do clima e do tipo do capim. Porém, o mesmo trabalho pode ser feito a céu aberto, o que reduz o tempo de secagem para um período de cinco e sete horas. Norberto prefere fazer tudo no galpão para evitar chuva e porque acha mais prático.

Pouco antes de ensacar, os funcionários do sítio pulverizam um produto especial para esse tipo de forragem: o inoculante biológico. Ele contém bactérias vivas que ajudam a conservar o capim. “Ele vai manter o capim por mais tempo, inibindo o crescimento de fungos no capim e o desenvolvimento de bactérias indesejáveis”, explica Norberto.

O produto é vendido na forma de pó, que deve ser diluído em água. A dosagem para aplicação e o preço variam de acordo com o fabricante.

No sítio de Norberto, a produção dos fardinhos é toda baseada em um equipamento de pequeno porte, que não é vendido pronto no mercado: uma prensa hidráulica adaptada. O capim é colocado em um molde de metal, que contém um saco plástico. Depois, o funcionário empurra o molde para baixo da prensa, que começa a compactação. No final, é só abrir a lateral do molde, retirar o produto e fechar bem o saco com uma fita plástica.

O custo de produção de uma tonelada de capim pré-secado fica em torno de R$ 140. É um pouco mais caro do que a silagem de milho, por exemplo, mas, segundo Norberto, esse tipo de forragem vale a pena pela qualidade final do produto: “Eu estou trabalhando com um produto que tem + proteína, eu consigo armazenar capim com até 16% de proteína versus uma silagem de milho que tem 8% de proteína. Economizo depois na ração”.

Com todo esse processo e cuidado na alimentação, o rebanho do sítio de Norberto consegue manter o mesmo ritmo de produção em tempos de estiagem: cerca de 20 litros de leite por vaca, a cada dia.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet