Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 28 de junho de 2024

Notícias | Pecuária

Criadores comemoram o aumento da procura por ovos caipiras em SP

Criadores de galinhas caipira de São Paulo estão satisfeitos com as vendas. Muita gente faz questão de comprar os ovos, mesmo com o preço sendo um pouco mais caro que o do ovo convencional.


Marcel Torres apostou na criação de galinhas poedeiras. Na propriedade dele, que fica na zona rural de Bauru, os lotes são separados por idade. As galinhas dão início à postura com 135 dias de vida.

Vários galpões abrigam as aves. Neste sistema de produção, além de receber ração, as galinhas contam com espaço de sobra para ciscar na terra e andar de um lado para outro. Elas dormem nos poleiros, que também servem para a postura.

Todos os dias, Marcel faz a coleta. O produtor conta que tem notado mais interesse na produção deste tipo de ovo e que os clientes não reclamam de pagar mais pela dúzia do produto.

"O consumidor entende que, com certeza, custa mais caro você produzir um alimento de qualidade, seja pela qualidade da ração, pelos itens que são mais caros, mais nobres, ou mesmo pelo manejo, pelo adensamento menor. Então, significa que, em tudo, você tem um custo mais alto", diz.

No sítio de Dagmar e Renato Streger, as galinhas caipiras produzem o chamado ovo orgânico. Além da alimentação, outros fatores são levados em conta, como o bem-estar das aves. "Elas ficam soltas o dia todo, têm liberdade. Galinha feliz, bota um ovo feliz", diz Dagmar.

Três vezes por semana, Renato e Dagmar saem do sítio para levar a produção aos clientes que moram na cidade. Nesta época do ano, as galinhas da propriedade estão produzindo, em média, 220 ovos por dia.

O preço da dúzia de ovos caipiras varia de R$ 4 a R$ 7.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet