Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 28 de junho de 2024

Notícias | Pecuária

Arroba do boi se mantém em alta no centro-oeste paulista

Os criadores de gado do centro-oeste paulista estão satisfeitos com a alta na arroba do boi. O pecuarista José Guimarães cria 400 cabeças na fazenda que fica em Bauru, no oeste paulista. Os animais são de cruzamento industrial.


O pecuarista não tem do que reclamar neste fim de ano. Ele acha, no entanto, que o preço elevado que a arroba atingiu agora pode não se sustentar no início de 2014. “A gente não tem certeza de continuar numa alta. Normalmente em fevereiro cai um pouco a arroba, então o pessoal já acaba liberando nesse final de ano, que há um consumo maior, e o preço está mais alto”, afirma o pecuarista.

Um frigorífico em Lençóis Paulista, abate em média 700 animais por dia. O diretor administrativo diz que oferta de gado aumentou este ano. “Nesse ano de 2013, comparado com 2012, tivemos um aumento de 7% no volume de abate. Então houve um aumento de oferta. Entretanto a demanda foi superior a esse aumento”, comenta Luciano Pascon, diretor administrativo.

Em comparação ao mesmo período do ano passado, o preço da arroba do boi subiu 17%, de acordo com o Cepea. Um dos motivos é o aumento na exportação da carne bovina. Em quantidade, o Brasil embarcou para o exterior 20% a mais este ano. É o que diz o economista Reinaldo Cafeo. "Nós temos um aumento de demanda vindo do exterior, isso foi potencializado inclusive pela desvalorização do real. Nós temos que recordar que no ano passado, o dólar rodeava os R$ 2 e agora ele rodeia R$ 2,40.

Além da exportação, o consumo é bom no mercado interno. "Nós observamos uma ascensão da classe média, das pessoas mais estáveis no emprego, apesar da economia ter patinado, ainda há um apetite interno pra consumo", comenta Cafeo.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet