Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 25 de junho de 2024

Notícias | Pecuária

Touros melhoradores

Pecuária de MT trabalha para fomentar atividade através de tecnologia genética

09 Abr 2014 - 07:21

Especial para o Agro Olhar - Thalita Araújo

Foto: Reprodução

Pecuária de MT trabalha para fomentar atividade através de tecnologia genética
Mato Grosso já tem o maior rebanho do Brasil e, agora, busca fomentar a atividade agregando qualidade ao gado, através de tecnologia genética. Segundo a Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), um grupo de trabalho está desenhando um programa de fomento e comercialização de touros geneticamente melhoradores.


A ideia é que o programa viabilize, por meio de linhas de crédito especiais, a aquisição de touros ou de sêmens de touros comprovadamente melhorados por pequenos, médios e grandes pecuaristas.

A introdução de animais geneticamente melhoradores ao rebanho de Mato Grosso, diz a Acrimat, agregaria valor à produção, aumentaria a produtividade e ampliaria a renda dos produtores.

Leia também:
Preço médio do garrote nelore para reposição sobe 28% em Mato Grosso
JBS lança ferramenta gratuita de mapeamento digital de propriedades rurais de pecuária

O vice-presidente da associação, Guilherme Nolasco, explica que após uma definição dos padrões de certificação, a entidade irá buscar, por meio de parcerias com entidades e órgãos do governo estadual, linhas de financiamento federal.

“Vamos buscar a criação de uma linha crédito especial para estes touros para garantir um ganho genético na produção de bezerros melhores, mais precoces e que possam melhorar a produtividade do pecuarista”, afirma Nolasco.

A Acrimat informa que, de acordo com o termo de cooperação técnica firmado entre Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Associação dos Criadores do Norte de Mato Grosso (Acrinorte) e Programas de melhoramento genético, os animais deverão ser certificados individualmente como geneticamente melhoradores, através de índice de seleção próprio de cada programa de melhoramento genético devidamente reconhecido pelo MAPA, com exame andrológico apto a reprodução e idades entre 20 e 42 meses.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet