Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 25 de junho de 2024

Notícias | Pecuária

ANTECIPAÇÃO

Pecuaristas podem comprar a vacina contra febre aftosa a partir de segunda-feira

Foto: Viviane Petroli/Agro Olhar

Pecuaristas podem comprar a vacina contra febre aftosa a partir de segunda-feira
Os pecuaristas em Mato Grosso poderão a partir de segunda-feira (28) adquirir a vacina contra a febre aftosa. A vacinação em Mato Grosso começa no dia 1º de maio, quando devem ser imunizados bovinos e bubalinos com idade de até 24 meses.


A antecipação da comercialização da vacina foi autorizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), após solicitação da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato).

Leia também
Ministério investiga caso atípico de vaca louca em MT e diz que derivados não chegaram ao consumo humano
Caso de doença nervosa em bovino é investigado em Mato Grosso

Dados do Indea revelam que na primeira etapa da vacinação contra a febre aftosa Mato Grosso imunizou mais de 12 milhões de bovinos e bubalinos, representando 99,03% do rebanho até dois anos de idade. A meta para 2014 é vacinar 12,5 milhões de animais.

O pedido da venda antecipada da vacina, de acordo com o presidente da Famato, é o maior aproveitamento do período da campanha, tendo-se em vista que o dia 1º de maio é feriado do Dia do Trabalhador e o comércio não abre. “Com a comercialização antecipada, o produtor tem mais tempo para se organizar, comprar as vacinas e cumprir com esta obrigação sanitária em suas propriedades”.

Conforme a Famato, "a imunização é obrigatória em todo território estadual exceto no baixo Pantanal".

O pecuarista deverá até o dia 10 de junho comunicar ao Indea a vacinação dos bovinos e bubalinos com idade até 24 meses. A multa para o pecuarista que não respeitar o calendário pode chegar a 2,25 Unidade Padrão Fiscal (UPF) por cabeça não vacinada, o que representa R$ 240,14. "Aqueles que vacinarem, mas não comunicarem ao órgão estadual, serão impedidos de transportar os animais pelo dobro do tempo de atraso na comunicação", salienta a Famato.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet