Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 25 de junho de 2024

Notícias | Pecuária

VACA LOUCA

Mapa adota procedimentos de defesa e inicia negociação com Egito e Peru para reverter embargo

Foto: Reprodução

Diplomacia vai a campo para contornar embargos

Diplomacia vai a campo para contornar embargos

O Ministério da Agricultura (Mapa) deu início à operação para retomar a normalidade no que se refere às exportações de carne bovina de Mato Grosso para o Egito, que foram suspensas por 180 dias nesta sexta-feira (9) pelo governo do país africano após confirmação de caso de vaca louca em rebanho do Estado. No último dia 7 de maio o Peru anunciou restrições à carne de todo o Brasil.


O secretário de Defesa Animal, Rodrigo Figueiredo, determinou a adoção de procedimentos para reverter o quadro. Autoridades sanitárias do Peru já foram contatadas e devem definir nos próximos dias a agenda de inspeções no Brasil. O mesmo deve acontecer com representantes do governo egípcio.

Leia também
Egito barra carne mato-grossense após confirmação do Mal da Vaca Louca

Rússia já foi informada sobre caso do Mal da Vaca Louca em Mato Grosso

De acordo com a assessoria de imprensa do Mapa, a OIE (Organização Internacional de Saúde Animal) e os países parceiros do Brasil já foram comunicados a respeito das ações em andamento ara solucionar este impasse. Há um grupo de 170 países que pedem regularmente informações sobre as nossas condições sanitárias do país.

“Vamos colocar o sistema de defesa agropecuária à disposição dos dois países. Vamos mostrar todos os procedimentos adotados neste caso. Peru e Egito querem mais informações sobre o caso. Vamos para a mesa de negociação”, informou a assessoria de imprensa do Mapa.

Segundo dados da Abiec, o Brasil fechou 2013 com recorde de exportações de carne bovina após o embargo de 11 países, entre eles Rússia, Japão e China, quando exportou 6,6 milhões de toneladas após um ano de negociações com estes países.

O Brasil exportou para o Egito ano passado 144 mil toneladas de carne, sendo 53,8 mil toneladas provenientes de Mato Grosso. O Peru tem participação de 0,1% no volume de exportações do país. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet