Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 25 de junho de 2024

Notícias | Pecuária

FEBRE AFTOSA

Estados da região Nordeste devem ser reconhecidos como livres da aftosa pela OIE

Foto: Reprodução

Estados da região Nordeste devem ser reconhecidos como livres da aftosa pela OIE
Oito Estados da região Nordeste do Brasil devem receber o reconhecimento internacional de "área livre da febre aftosa" no fim de maio. O reconhecimento por parte da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) será concedido durante a 82ª Assembleia Geral da entidade, em Paris, na França.


Serão contemplados com o reconhecimento internacional de livre da doença Pará, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Piauí, Ceará, Paraíba e Maranhão.

Com o reconhecimento da OIE os oito Estados igualam-se sanitariamente ao status de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina.

Leia também
Estado deve imunizar 12,6 milhões de bovinos contra a aftosa em maio

Hoje, apenas Santa Catarina possui o reconhecimento de área livre da aftosa sem vacinação no Brasil. Apenas Amapá, Amazonas e Roraima seguem com status de risco para a doença.

Mato Grosso possui o status "livre da aftosa com vacinação" ainda. Na etapa de maio deverão ser imunizados 12,6 milhões de cabeças de bovinos e bubalinos de zero a dois anos. A estimativa é que a vacinação atinja uma média de 100 mil propriedades rurais em Mato Grosso. A campanha no Estado segue até o dia 31 de maio. Os pecuaristas mato-grossenses possuem até 10 de junho para comunicar ao Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) a vacinação de seus animais. A multa para aquele que não cumprir o calendário de vacinação do Estado é de R$ 260 por cabeça. (Com informações Estadão Conteúdo)
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet