Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 25 de junho de 2024

Notícias | Pecuária

ACRISMAT

Diarreia Viral Suína é tema de palestra em Mato Grosso na próxima semana

Foto: Ilustração

Diarreia Viral Suína é tema de palestra em Mato Grosso na próxima semana
Apesar de não ter sido diagnosticada no Brasil, e sim apenas nos Estados Unidos, a "Diarreia Viral Suína" será tema de palestra em Cuiabá no próximo dia 27. Nos Estados Unidos o prejuízo causado pela patologia, que surgiu em 2013, chega a uma perda de 10% do rebanho estimado em 7 milhões de cabeças de suínos.


A Diarreia Viral Suína nos Estados Unidos assemelha-se ao caso verificado na China em 2012 que reduziu a produção chinesa de carne suína. Em abril a doença nos Estados Unidos era verificada em 27 Estados do país norte-americano.

Leia também
Venda da carne suína aumenta no mês da Copa do Mundo, expectativa de maior consumo anima setor

A palestra em Cuiabá sobre a doença ocorre no dia 27, às 14h, no Hotel Paiaguás e faz parte do Encontro do Comitê de Sanidade Suidea. A palestra será ministrada pela professora doutora Masaio Mizuno Ishizuka, médica veterinária formada pela FMVZ-USP.

“Um assunto como esse, que está em destaque nacional, é preciso ser discutido em nosso Estado. É importante que todos fiquem por dentro de como está essa questão, de como a diarreia suína pode ser evitada por aqui e sobre outros detalhes da sanidade suidea”, declara o presidente da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), Paulo Lucion.

Conforme o diretor executivo da Acrismat, Custódio Rodrigues, a doença ainda não foi registrada no Brasil, mas a preocupação existe e é preciso que o criador esteja atento e busque evitar uma possível epidemia. “Se trata de uma patologia exótica que vem causando um grande prejuízo econômico nos EUA e em outros países pela grande mortalidade que ocasiona. Então, nos preocupamos em adotar todas as medidas para não chegar aqui".

O Brasil é o quarto maior produtor de carne suína no mundo com 2,8 milhões de toneladas.

Hoje, em Mato Grosso o rebanho suíno conta com 120 mil matrizes. O setor gera mais de 8 mil empregos diretos e cerca de 30 mil indiretos.

Segundo a Acrismat, não é necessária a realização de inscrição antecipada para participar do encontro e da palestra.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet