Olhar Agro & Negócios

Domingo, 16 de junho de 2024

Notícias | Pecuária

embarques

MT participa de reunião que definirá padronização em frigoríficos para exportar aos EUA

Foto: Reprodução/Internet

MT participa de reunião que definirá padronização em frigoríficos para exportar aos EUA
Fiscais agropecuários de Mato Grosso e outros quatro Estados participam de uma reunião técnica cujo objetivo é definir uma padronização em frigoríficos habilitados para exportar para os Estados Unidos. A informação é do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).


Mato Grosso não possui registros de embarques de carne suína e de frango em 2013 e 2014 para os Estados Unidos, conforme dados da Balança Comercial do Agronegócio até o mês de abril, divulgada pelo Mapa. Contudo, em carne bovina no ano de 2013 no primeiro quadrimestre US$ 66,6 mil foram embarcados para o país norte-americano, negócio este resultante das 13,9 tonelada de carne bovina enviadas. Já em 2014 até abril nada havia sido enviado em carne bovina.

Leia também
Queda nas vendas para o mercado externo fazem preço da carne bovina cair ao consumidor
Missão cubana encerra e cinco frigoríficos são visitados em Mato Grosso

Conforme o Mapa, o objetivo da reunião técnica com a presença de fiscais agropecuários é atender ao compromisso firmado com o governo dos Estados Unidos. A reunião é realizada pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa), em São Paulo (SP).

Além de fiscais de Mato Grosso, participam profissionais do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e São Paulo. Segundo o Mapa, o encontro teve início no dia 2 de junho e visa "organizar e discutir a adoção de procedimentos apontados como necessários durante a missão técnica realizada em fevereiro e março de 2013".

Ao todo são cerca de 50 participantes da reunião que estão discutindo as recomendações foram feitas por técnicos americanos do Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar (FSIS), do Departamento de Agricultura Norte-Americano (USDA).

“É um encontro fundamental não apenas para a manutenção do mercado americano para os produtos cárneos brasileiros, como também, e principalmente, para a abertura do mercado de carne bovina fresca”, diz o diretor substituto do Dipoa, Clóvis Serafini.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet