Olhar Agro & Negócios

Domingo, 16 de junho de 2024

Notícias | Pecuária

SANIDADE

Lei que visa erradicar a tuberculose bovina entra em vigor no Estado

Foto: Viviane Petroli/Agro Olhar

Lei que visa erradicar a tuberculose bovina entra em vigor no Estado
Mato Grosso passa a contar com um monitoramento e controle da tuberculose em bovinos e/ou bubalinos mais rigoroso com a implantação de ações de vigilância para a erradicação da doença. As ações constam na Lei 10.149, de 11 de julho de 2014, publicada no Diário Oficial do Estado, em circulação nesta segunda-feira (14). Entre as medidas encontradas no Plano de Vigilância para Erradicação da Tuberculose Bovina no Estado de Mato Grosso está que toda a propriedade que possuir um ou mais bovinos e/ou bubalinos com diagnóstico positivo para a doença será considerada foco.


A cada dia o controle de sanidade animal em Mato Grosso está mais rigoroso, principalmente no setor da bovinocultura que somente neste ano registrou um caso atípico do "Mal da Vaca Louca" e de varíola bovina. Tais casos, inclusive, registrados na região de São José dos Quatro Marcos, aonde a pecuária é muito forte.

Leia também
Varíola bovina é confirmada em vaca em MT; Produtor é contaminado
Caso da Vaca Louca é apontado como atípico, revela laudo final

De acordo com a lei, caso o produtor não inicie o saneamento da propriedade no prazo de 30 dias, se confirmada à doença, o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea/MT) o fará de forma compulsória.

A medida tem por objetivo erradicar a doença no Estado, bem como evitar que novas restrições a carne bovina mato-grossense venham a ocorrer, em especial por parte de países como a Rússia, grande consumidor do produto do Estado.

Clique aqui e confira a Lei 10.149 de 11 de julho de 2014
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet