Olhar Agro & Negócios

Domingo, 16 de junho de 2024

Notícias | Política

DESDE 2011

Encontro entre Dilma Rousseff e Vladimir Putin tem entraves sanitários como pauta

Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Encontro entre Dilma Rousseff e Vladimir Putin tem entraves sanitários como pauta
Apesar de aos poucos ir liberando as exportações dos frigoríficos de Mato Grosso, os entraves por parte da Rússia a cadeia pecuária (bovina, suína e aves) persistem desde junho de 2011. Os entraves sanitários foram alguns dos pontos discutidos, que prejudicam a relação comercial entre os dois países, nesta segunda-feira (14) entre a presidente Dilma Rousseff e o presidente da Rússia, Vladimir Putin.


Presente no encontro o senador de Mato Grosso Cidinho Santos salientou o quanto prejudicam a relação entre os países os entraves sanitários. “São questões sanitárias que terminam por prejudicar a relação bilateral entre os países. Fui convidado para expor um pouco da dificuldade vivida no setor de agronegócio e na produção de alimentos, sendo que, a conversa pareceu bem consensual”.

Leia também
Exportações de carne bovina sobem 11% mesmo com embargos frente 2013
Lei que visa erradicar a tuberculose bovina entra em vigor no Estado

A reunião entre a presidente do Brasil e o presidente russo, ocorreu um dia antes do novo ciclo de reuniões da Cúpula do Brics, que tem início nesta terça-feira (15), em Fortaleza (CE). O Brics é integrado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Participaram ainda da reunião o CEO internacional da BRF alimentos, Pedro de Andrade, e o presidente da russa Produkty Pitania, Stefano Vlahovic.

Com a liberação de aproximadamente seis plantas frigoríficas de carne bovina, desde meados de 2013, a Rússia em 2014 já importou, até junho, US$ 91,8 milhões. O montante é resultado da venda de 22,2 mil toneladas de carne bovina. Em 2013 no primeiro semestre apenas US$ 118,8 mil haviam sido negociados para a compra de 34,9 toneladas de carne bovina.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet