Olhar Agro & Negócios

Domingo, 16 de junho de 2024

Notícias | Pecuária

Cavalos-atletas Quartos de Milha recebem microchip em campeonato da raça

25 Jul 2014 - 11:33

Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM)

vA Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) deu início à chipagem dos cavalos da raça que competem em suas provas. Os primeiros microchips estão sendo implantados esta semana, no parque de exposições de Avaré, é realizado o 37º Campeonato Nacional de Conformação e Trabalho do Quarto de Milha. Durante o evento, que segue até o dia 27, os primeiros 400 animais receberão o dispositivo. A partir de 2015, será obrigatória a implantação de chip para todos os cavalos já no Congresso Brasileiro que será realizado em abril.


De acordo com o superintendente técnico da ABQM, Daniel Costardi, o procedimento é simples e rápido. Durante o evento, o criador ou proprietário solicita a implantação do Chip no estande do Stud Book da ABQM, com um custo de R$ 40 por animal, e encaminha os cavalos para a área de chipagem localizada ao lado da recepção dos animais.

Em menos de um minuto um médico veterinário implanta o dispositivo no pescoço do animal, com aplicação intramuscular, logo abaixo da crina (no ligamento nucal), com a ajuda de um aplicador. O Chip é do tamanho de um grão de arroz e não causa efeitos colaterais. O código de barras presente no chip é único, vinculado ao número do registro na ABQM e a todo o histórico do animal (nome, idade, filiação, características de conformação física, dentre outras informações).

Das próximas vezes que o cavalo chipado der entrada em um evento ABQM a equipe fará a leitura do chip com um scanner de mão e a identificação será imediata. "Daremos agilidade ao processo de identificação na recepção dos animais e na conferência do cavalo antes de entrar em pista para as provas. No futuro o chip também será utilizado para garantia de registro genealógico de cada Quarto de Milha do país", detalha Costardi.

A microchipagem já vem sendo utilizada no país para animais domésticos. Futuramente pretende-se que o método substitua identificações como marca a fogo, a frio e tatuagem. Em alguns países a implantação de chips em rebanhos e planteis é obrigatória. N­­­­­­­­­­o Brasil, a Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) também tornou obrigatória, desde 2010, a microchipagem para todos os animais participantes de concursos nacionais e campeonatos brasileiros.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet