Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 02 de julho de 2024

Notícias | Pecuária

Vigilância caça morcegos após casos de raiva em São Paulo

Técnicos da Vigilância Sanitária Animal da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado iniciaram nesta terça, dia 3, uma caçada a morcegos hematófagos, potenciais transmissores da raiva, em propriedades rurais de Pilar do Sul, região de Sorocaba, em São Paulo. O trabalho de erradicação das colônias de morcegos foi decidido após a morte de 12 bovinos e dois equinos com sintomas da doença.


Embora o resultado dos exames ainda não tenha ficado pronto, a secretaria decidiu realizar uma operação de bloqueio, com a vacinação do rebanho da região e a eliminação dos possíveis transmissores. Na semana passada, os técnicos vistoriaram as propriedades em que ocorreram as mortes e encontraram muitos focos de hematófagos. Esses morcegos transmitem a raiva ao sugar o sangue do animal. Há risco também de ataque a pessoas.

O controle é feito com a captura de exemplares que são untados com uma pasta contendo veneno. Como os morcegos têm o hábito de se lamberem, a droga se espalha pela colônia, controlando a população. Produtores rurais estão sendo alertados para manter os animais sob vigilância quanto aos sintomas da raiva. A doença é grave e o animal infectado dificilmente escapa da morte. O vírus também pode infectar seres humanos.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet