Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 02 de julho de 2024

Notícias | Pecuária

Pecuária

Na contramão, região Centro-Sul de MT é a única com expectativas positivas de confinamento

04 Set 2013 - 12:15

Especial para o Agro Olhar - Thalita Araújo

Foto: Reprodução/Ilustração

Região Centro-Sul de MT deve confinar mais este ano

Região Centro-Sul de MT deve confinar mais este ano

A região Centro-Sul de Mato Grosso, ao contrário das demais regiões do Estado, é a única com expectativas positivas de confinamento de gado para o ano de 2013, de acordo com levantamento do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), encomendado pela Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat).


Segundo os dados divulgados recentemente, o primeiro levantamento de previsão de confinamento, em abril deste ano, mostrava intenção de 96,2 mil cabeças de gado na região. Na pesquisa seguinte, em abril, esse número subiu para 110,8 mil cabeças, uma variação positiva de 15,2%.

Leia também:
Com cenário desfavorável, confinamento bovino em MT deve ser 12,5% menor este ano
Drogas para criar ‘super vacas’ deixam bovinos com comportamento de ‘cães’ fotos

Enquanto isso, no geral, Mato Grosso teve queda de 14,4 % entre um levantamento em outro. Em relação ao ano passado, a intenção de confinar este ano caiu mais de 12%, quedas resultantes de cenário desfavorável por conta do alto custo para confinar.

Comparando a intenção da região Centro-Sul em confinar em 2013, com o efetivamente confinado em 2012, os números são ainda mais positivos, registrando um aumento de 43,9%.

Luciano Vacari, superintendente da Acrimat, ressalta que, pela primeira vez, o Centro-Sul deverá entrar para o grupo de regiões que confinam mais de 100 mil cabeças por ano, Nordeste, Médio Norte, Oeste e Sudeste.

Esse avanço, segundo analisa Vacari, está relacionado ao fato de que a região é um importante bolsão produtivo de grãos de Mato Grosso, o que facilita e barateia os custos com alimentação, além de que muitos produtores estão implantando sistemas de integração Lavoura-Pecuária.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet