Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 02 de julho de 2024

Notícias | Pecuária

PB e PE são reconhecidos como zonas livres de aftosa

06 Set 2013 - 10:03

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Com o reconhecimento – apenas em âmbito nacional, serão beneficiados 1,4 milhão de bovinos e búfalos (0,6% do rebanho nacional), 101 mil de criadores e 98 mil propriedades no estado da Paraíba. Em Pernambuco, serão 2 milhões de bovinos e búfalos (0.9% do rebanho nacional), 140 mil propriedades e 104 mil criadores de bovinos. Segundo Antônio Andrade, o governo federal investiu R$ 5,9 milhões no serviço veterinário na Paraíba e, em Pernambuco, R$ 4,3 milhões. Com os dois estados, mais 2% do território nacional está livre da doença.


Em outubro deste ano, o Ministério da Agricultura enviará pleito à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) solicitando que a zona envolvendo esses estados também seja reconhecida internacionalmente como livre da doença, o que deve ocorrer em maio de 2014.

Quando esses estados forem certificados pela OIE, 78% do território nacional serão reconhecidos internacionalmente como livres de febre aftosa, diminuindo as restrições de trânsito interno e possibilitando a abertura de vários mercados para os produtos dessa região.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet