Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Agricultura

Senar/SC melhora a qualidade de vida com a profissionalização das famílias rurais

02 Out 2013 - 16:27

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), promove em outubro 386 treinamentos gratuitos em todo o território catarinense. A meta é beneficiar aproximadamente 6.180 produtores rurais do Estado.


Entre os treinamentos oferecidos no norte do Estado estão o de cultivo de plantas medicinais em Araquari, de implantação do pomar em São Bento do Sul, de confeitaria em Três Barras, de piscicultura em Canoinhas e de produção caseira de massas para congelamento em Balneário Barra do Sul.

No Vale do Itajaí o treinamento de aplicação de agrotóxicos reunirá os produtores em Braço do Trombudo, de criação de abelha-rainha em Rodeio, de artesanato com pintura em Laurentino e de doma racional de equídeos em Rio do Campo.

Na região sul ocorrem entre outros os cursos de emissão de Guia de Trânsito Animal (e-GTA) em Grão Pará, de aproveitamento integral de alimentos em Palhoça, de casqueamento em bovinos em Santa Rosa do Sul e de bovinocultura de corte em Sombrio.

Na serra catarinense estão previstas as capacitações de reformas e pequenas costuras em Anita Garibaldi, de inseminação artificial em bovinos em Bocaina do Sul, de bordado em chinelos em Bom Retiro, de conservas de hortaliças e temperos em Otacílio Costa e de tratores e implementos agrícolas em Ponte Alta.

A região do meio oeste contará com os cursos de primeiros socorros em Abdon Batista, de implantação do pomar em Caçador, de educação ambiental em Brunópolis, de associativismo em Ouro e de rédeas em Catanduvas. No oeste¸ entre os treinamentos estão os de jardineiro em Coronel Freitas, de tratamento de madeira em Ipira, de inseminação artificial em suínos em Concórdia, de confecção de peças do vestuário social em Quilombo e produção e manejo de ovinos em Arvoredo.

Entre os cursos que serão desenvolvidos no extremo oeste estão o de olericultura básica em Campo Erê, de controles gerenciais da propriedade rural em Dionísio Cerqueira, de casqueamento e ferrageamento de equídeos em Jupiá e de qualidade do leite em Modelo.

A missão da entidade é desenvolver ações de formação profissional rural (FPR) e atividades de promoção social (PS), contribuindo para profissionalização, integração na sociedade, melhoria da qualidade de vida e pleno exercício da cidadania. “O Senar estimula a aprendizagem de maneira harmônica, mudando a visão do homem sobre si mesmo e sobre o mundo em que ele vive”, explica o superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi.

Os demais treinamentos podem ser encontrados no site do Senar/SC (www.senar.com.br), que traz as especificidades, carga horária, local e data de realização. Para participar, o produtor deve procurar o Sindicato Rural do município. Outras informações podem ser obtidas também pelo telefone (48) 3333-0322.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet