Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Agricultura

Agricultores investem em irrigação para produzir maracujá na BA

Os agricultores estão investindo e irrigação para garantir a produção de maracujá de Livramento de Nossa Senhora, na Bahia. A escassez de água provocou a necessidade de redução da área de cultivo na região.


O maracujá é a única cultura da região que ainda resiste à falta de chuva. Segundo a EBDA, desde outubro de 2012 foram registrados 400 milímetros de chuva. A média esperada para o período era de 650 milímetros.

Cerca de cinco mil famílias trabalham no cultivo do maracujá em Livramento de Nossa Senhora, na Bahia. Mas houve grande redução da área plantada com o longo período de estiagem. De 18 mil hectares, hoje a área não passa de oito mil, com redução de mais de 50%. A diminuição da área plantada é reflexo direto do baixo índice de umidade. Os produtores ficaram restritos à área que conseguem manter em produção.

O agricultor Reine Souza investiu no sistema de irrigação por gotejamento para aliviar a seca na fazenda. A água, que vem de um poço artesiano perfurado há dois anos, garantiu a colheita de cerca de 80 mil quilos de maracujá em três hectares de plantação nos últimos quatro meses e ainda rendeu trabalho para seis famílias.

A irrigação é uma alternativa utilizada por mais de 90% dos produtores. É recorrendo aos poços artesianos que a região ainda se destaque na produção do fruto. Nesta safra, serão produzidas 120 mil toneladas de maracujá.

A irrigação constante garante a produção do maracujá durante o ano todo. O quilo da fruta na região de Livramento de Nossa Senhora está valendo cerca de R$ 1,30.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet