Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Agricultura

Cultivar de arroz BRS Esmeralda tem avaliação positiva dos produtores de semente

A cultivar de arroz BRS Esmeralda, desenvolvida pela Embrapa, vem confirmando o potencial demonstrado na fase de avaliação experimental, feita pelo pesquisador responsável, Adriano Pereira de Castro, da Embrapa Arroz e Feijão. Lançada oficialmente em abril desse ano, o aspecto do grão longo e fino, combinado com a alta produtividade e a qualidade de grãos, bem como o desempenho agronômico da planta, chama a atenção dos produtores de sementes licenciados pela Empresa.


Entre as principais características da BRS Esmeralda estão: stay green (característica da planta de permanecer verde quando a espiga já está em estágio de maturação), porte ereto, a resistência moderada à brusone, alta produtividade e tolerância ao estresse hídrico. Segundo Dorival Ruiz, diretor da Sementes Cabeça Branca, o fator de destaque é a produção média de 4,05 toneladas por hectare e o potencial para até 7,52 ton/ha.

– É excelente a produtividade da BRS Esmeralda, a média é ótima e pode-se alcançar o potencial máximo com facilidade. É o que mais impressionou – relata.

– É completa, veio para somar ao nosso portfólio e atender às necessidades do produtor rural em rusticidade, alta produtividade e resistência ao acamamento – afirma Emílio Pascoal, responsável técnico da Sementes Cabeça Branca.

O engenheiro agrônomo Fábio Fadanelli, responsável técnico da Agropel, destaca a ausência de brusone.

– Não deu brusone, e a BRS Esmeralda se mostrou bem rústica com relação a outras doenças também. Variedade com alto potencial produtivo, se adapta em áreas novas, reforma de pastagens e rotação com soja, pouca incidência de doenças. Com certeza, vai emplacar no mercado – aponta.

O pesquisador Adriano Pereira de Castro, doutor em Genética e Melhoramento de Plantas da Embrapa Arroz e Feijão, responsável pelos estudos que geraram a BRS Esmeralda, revela que a tolerância ao estresse hídrico garante maior equilíbrio na produção, especialmente na ocorrência de veranicos. Castro lembra que estudos realizados na Embrapa, considerando 25 anos do programa de melhoramento de arroz de terras altas, apontam a BRS Esmeralda como material de alta estabilidade e de grande adaptabilidade, explicando a alta produtividade em diferentes condições ambientais, o que permite a indicação desta cultivar para nove Estados brasileiros (a cultivar está recomendada para o cultivo em Terras Altas nos Estados de Mato Grosso, Goiás, Pará, Maranhão, Piauí, Rondônia, Roraima, Tocantins e Minas Gerais).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet