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Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Agricultura

Demanda por chocolate na Índia impulsiona preço do cacau

A demanda asiática por chocolate é um dos principais motivos por que o cacau é a commodity de melhor desempenho até agora em 2013, e isso se deve em grande parte à crescente classe média indiana. Este ano, o cacau negociado na Bolsa de Nova York acumula valorização de 20%.


'A demanda está lá', disse Marcia Mogelonsky, analista do setor na empresa de pesquisa Mintel. 'A Índia tem uma população enorme e com forte interesse em chocolate.'

A oferta global continua apertada e a Organização Internacional de Cacau (ICCO, na sigla em inglês) prevê um aumento de 10% na demanda asiática este ano - uma tendência que, segundo alguns investidores, está impulsionando ainda mais os preços.

'Se você fizer com que os indianos comam uma quantidade maior de chocolate - e isso já está acontecendo -, haverá uma mudança no panorama de oferta e demanda do mercado de cacau ao longo dos próximos anos', disse Matt Bradbard, vice-presidente de futuros administrados da gestora RCM Asset Management. 'Os preços do cacau continuarão a subir.'

Para produtores de chocolate, a Índia é um mercado especialmente atraente. Em primeiro lugar, porque chocolates mais sofisticados agora são um luxo acessível para os novos consumidores do país. Em segundo lugar, porque os indianos já têm uma inclinação por alimentos doces.

As vendas de chocolate no país mais do que dobraram entre 2008 e 2011, para US$ 857 milhões, de acordo com a Mintel. Isso torna a Índia o mercado de chocolate com o crescimento mais rápido, à frente da China. Segundo a Mintel, as vendas de chocolate no varejo devem crescer mais de 20% ao ano até 2017.

A Mondelez International, dona da marca Cadbury, anunciou em agosto que pretende investir US$ 163 milhões para construir uma fábrica no Estado de Andhra Pradesh, no sul do país. Em junho a Mars lançou uma barra Snickers que não utiliza ovos em sua produção, para agradar à população vegana do país. E a Nestlé introduziu recentemente o chocolate Alpino para competir com o Ferrero Rocher, que já é popular na Índia.

Há um ano, a Hershey comprou a Godrej Industries e uma participação minoritária em uma joint venture no país. 'Estamos nos estágios iniciais de nossa avaliação', disse Max Rangel, vice-presidente sênior de chocolate da Hershey. A Índia é um dos mercados prioritários da companhia, mas a Hershey ainda não pensou em uma linha de produtos que se adapte às altas temperaturas do país.

O consumo per capita na Índia ainda é de 76 gramas por ano, de acordo com a ICCO. Os alemães, por exemplo, comem 100 vezes mais. Porém, a classe média indiana, de 300 milhões a 400 milhões, é um alvo em expansão e bastante atraente.

Com o aumento do consumo, a Índia está tentando elevar sua produção própria de cacau, subsidiando a expansão das plantações. No ano passado, a produção foi de 13.600 toneladas, mas o governo pretende elevar esse número para 30 mil toneladas até 2020. Fonte: Dow Jones Newswires.
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