Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Agricultura

Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos debate agricultura familiar

A agricultura familiar é pauta da primeira reunião de altos funcionários da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), que ocorre nesta terça, dia 5, e quarta, 6, no Palácio do Itamaraty, em Brasília (DF). O encontro reúne representantes de 33 países para discutir iniciativas que garantam a segurança alimentar e o desenvolvimento do meio rural, por meio da inclusão produtiva da agricultura familiar.


– Avançar na integração latino-americana é fundamental para todos os países. Precisamos de uma agricultura familiar forte que produza alimentos e impulsione o desenvolvimento. Construir espaços de cooperação, articulação e diálogo em políticas públicas ajuda nesse desafio. Por isso, é muito bem-vindo esse espaço de integração – destaca o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Laudemir Müller.

Segundo o assessor especial do MDA, Guilherme Brady, a discussão é feita há algum tempo e, a pedido da própria Celac, será aprimorada nesses dois dias.

– A reunião vai apresentar algumas experiências de cooperação e de diálogo para o fortalecimento da agricultura familiar e do desenvolvimento rural. Os principais destaques serão as experiências relacionadas às políticas para as mulheres rurais, de compras públicas da agricultura familiar e para o desenvolvimento territorial – detalha.

Brady ressalta, ainda, que "a agricultura familiar está sendo colocada em um nível de prioridade por vários organismos internacionais, especialmente a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), pela importância que ela tem no desenvolvimento, para segurança alimentar e a produção de alimentos".

– O Brasil é referência em políticas públicas de desenvolvimento rural e para a agricultura familiar no mundo inteiro, especialmente aqui na região – completa.

A abertura da reunião contou com a participação do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, da ministra do Desenvolvimento Rural e Terras, Nemésia Achacollo, do subsecretário-geral da América do Sul, Central e Caribe do Ministério de Relações Exteriores, embaixador Antonio José Ferreira Simões, e da diretora de Sementes do Ministério da Agricultura de Cuba, Elizabeth Peña Turruellas.

Celac

A Celac tem origem na “Declaração da Cúpula da Unidade”, adotada pelos Chefes de Estado e de Governo da América Latina e do Caribe durante reunião de Cúpula realizada na Riviera Maya (México), em fevereiro de 2010. Na ocasião, houve consenso em constituir um novo mecanismo de construção política e integração, que abriga os 33 da América do Sul, América Central e Caribe. A Presidência temporária da Celac é exercida por Cuba.

Para o Brasil, a Celac deverá contribuir para a ampliação tanto do diálogo político, quanto dos projetos de cooperação na América Latina e Caribe. O novo mecanismo também facilitará a conformação de uma identidade própria regional e de posições latino-americanas e caribenhas comuns sobre integração e desenvolvimento.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet