Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Agricultura

Embrapa e Emparn mostram viabilidade do plantio do algodão

Os experimentos realizados na Estação Experimental de Apodi, da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), conduzidos pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), mostram que é viável a produção de algodão com irrigação na Chapada do Apodi, desde que sejam observadas algumas singularidades.


Foram estudados vários materiais (variedades) cultivados em áreas de Mato Grosso, Goiás e da Bahia, sendo que o material denominado BRS 286 apresentou um resultado muito bom nos experimentos desenvolvidos na estação da EMPARN, segundo o pesquisador.

As pesquisas estão sendo desenvolvidas ao longo de vários anos, com o envolvimento de pesquisadores de diversas áreas das duas empresas. Em Apodi, por conta da oferta de água e da baixa incidência de pragas e doenças foi possível colher experimentalmente mais de 9.000 Kg/ha.

As experiências vão servir para a disseminação e difusão de tecnologias aos futuros irrigantes do projeto de irrigação do Apodi, desenvolvido pelo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), que em sua primeira fase prevê a irrigação de cerca de 4 mil hectares.

Para José Renato, o importante na cultura do algodão no Nordeste é trabalhar em nichos específicos, como o algodão colorido, o de fibra longa e o irrigado. Ele lembra que a produção de algodão no Nordeste para sistemas intensivos, só será viável com alto grau de tecnificação, inclusive com colheita mecanizada.

Participaram do seminário os diretores da EMPARN, pesquisadores e técnicos. A Empresa realiza todo mês um seminário técnico interno para divulgação de resultados das pesquisas desenvolvidas e planejamento de novas ações.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet